Se você deseja investir em alguma aplicação que renda bons juros, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o perfil de investidor. Esse é o primeiro passo para evitar aplicações que estejam sujeitas a altos riscos e que não correspondam aos seus objetivos financeiros. Diante disso, separamos neste artigo algumas informações que podem te ajudar a compreender melhor o que é esse perfil e quais são os seus tipos. Confira! 

O que é perfil de investidor? 

Também conhecido como suitability, é uma análise feita de forma online que tem como objetivo identificar quais são suas preferências em relação ao investimento. A partir desse estudo, são coletadas informações para entender como você lidaria com investimentos de alto risco, por exemplo. 

Além disso, essa classificação é uma exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que regulariza todo o universo de investimentos. Por isso, quando você for investir em alguma aplicação, a instituição financeira precisa fazer a análise do seu perfil de investidor. Dessa forma, ela saberá te indicar o melhor produto que se adequa ao seu perfil. 

Como é feita a análise de perfil? 

A partir de um questionário disponível na internet em sites como o UOL, você responderá de 9 a 10 perguntas sobre a sua tolerância diante de riscos. Por exemplo, o que você faria se suas ações caíssem 20%? É a partir dessas situações que o seu perfil de investidor será montado. Conforme o resultado, a instituição financeira irá te classificar como conservador, moderado e arrojado ou agressivo.  

Quais são os perfis de investidor? 

Cada perfil possui um tipo de característica que o identifica como um investidor que está disposto a correr grandes ou pequenos riscos. Dessa forma, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) definiu os três principais tipos mais comuns nas instituições financeiras. Confira abaixo. 

Conservador 

Se você prioriza a segurança acima de tudo, o seu perfil de investidor é o conservador. Na maioria das vezes, você vai preferir investir em produtos que oferecem nenhum ou baixo risco, mesmo que isso demande um longo prazo. As aplicações mais tradicionais, como a Poupança, CDBs e Tesouro Direto, são alguns dos investimentos populares nesta categoria. 

Moderado 

Entretanto, se você estiver disposto a abrir mão de uma parte da segurança para ter uma rentabilidade maior, o seu perfil é moderado. Nesta classificação, como investidor, você já possui certo tipo de conhecimento sobre investimento para correr riscos e aumentar o seu patrimônio. Portanto, investir em rendas fixas e fundos multimercados é uma característica deste grupo. 

Arrojado ou Agressivo 

Por último, o perfil arrojado é para você que está disposto a correr riscos para aumentar ainda mais a sua rentabilidade. Neste tipo de perfil de investidor, você está propenso a ganhar ou perder muito dinheiro na mesma velocidade. Por isso, é preciso ter um conhecimento mais aprofundado sobre o mercado financeiro e um patrimônio maior, para ressarcir alguma perda. 

Portanto, conheça todos os perfis e faça um teste para descobrir aquele que encaixa com os seus objetivos. Quer ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende várias dicas que podem fazer a diferença em sua vida financeira.