Vamos Parcelar

PIX: Como esse novo meio de pagamento mudará o mercado financeiro?

2 min. de leitura
Acesso rápido

A Idwall (empresa focada em soluções de identificação e onboarding digital) realizou três dias de debates virtuais sobre inovação, tecnologia e o futuro do sistema financeiro.

Participaram do debate sobre o PIX – nova modalidade de pagamentos que permite envio e recebimento de dinheiro em questão de segundos, 24 horas por dia, sem exceções entre finais de semana e feriados: Felipe Penido, Carlos Brandt, Henrique Pereira e Eliseu Tudisco.

O chefe adjunto do departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro do Banco Central, Carlos Brandt, apresentou o novo formato de pagamento PIX aos demais painelistas dizendo que o BC se adaptou ao novo cenário de emergência sanitária rapidamente e colocou como prioridade a nova modalidade. “Tivemos direcionamento do presidente de que o PIX e o OPEN BANK têm prioridade absoluta para que seja avançado e entregue em novembro”, afirma.

O superintendente de Cash Management, soluções digitais e meios de pagamentos do Itaú, Henrique Pereira, frisou que desde do início do ano a instituição se preparou com três fóruns relevantes dentro do banco para acompanhamento estratégico do PIX. “O desafio do momento atual é a execução, mas estamos construindo junto com os nossos clientes soluções em cima dessas transações que vão mudar completamente o mercado, essas soluções conjuntas é uma parte muito importante do Itaú para manter a vanguarda em relação a pagamentos”, ressalta.

No bate-papo, Eliseu Tudisco, executivo senior da Accenture ressaltou sobre as oportunidades que o PIX traz e complementou dizendo que por se tratar de redução de custo e diversos benefícios que o formato proporciona é muito importante que seja tratado como prioridade.

Todas as instituições serão obrigadas a oferecer o PIX?

Ainda no debate, Brandt explicou que existe uma regra de obrigatoriedade de participação no PIX que é aplicada às instituições que tenham mais de 500 mil contas transacionais ativas para clientes, incluindo conta de depósito à vista, conta poupança ou contas de pagamentos.

“No momento temos 34 instituições atingidas pela obrigatoriedade, portanto, elas são necessariamente envolvidas nesse processo de adesão. Algumas instituições devem participar de forma direta no SPI (plataforma de liquidação), outras participam de forma indireta e algumas não podem participar de forma direta, essas são as instituições de pagamento não reguladas que estão abaixo da régua de volumetria que é exigida para autorização do BC”, ressaltou o chefe adjunto do departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro do BC.

Todas as instituições participantes, diretas ou indiretas, estão sujeitas a um processo de homologação e por etapas para avaliar a capacidade de atuarem a partir de novembro com o PIX.

Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas
Nenhuma postagem relacionada

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!