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Pix: 5 dicas para se proteger de golpes

Quer mais segurança para o dinheiro que está na sua conta bancária? Confira o artigo e saiba como evitar golpes!
3 min. de leitura
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Atualmente o Pix conta com mais de 118 milhões de usuários ativos. O sistema de pagamento instantâneo conquistou os brasileiros logo após seu lançamento, em 2020, contudo, por conta do rápido crescimento, o método caiu também na mira de criminosos e golpistas. 

De acordo com o Banco Central, criador e responsável pelo sistema, o Pix é seguro, assim como outros métodos de pagamento já conhecidos pelos brasileiros. Segundo a instituição, todas as transações feitas por meio deste formato são asseguradas pela LGPD, ou seja, Lei Geral de Proteção de Dados. Em outras palavras, isso garante que nenhum banco comercialize os dados pessoais dos usuários. Além disso, vale lembrar que as instituições financeiras, como o Itaú, o Banco do Brasil e o Santander, por exemplo, contam com seguranças de inteligência artificial para atuar na identificação de qualquer movimentação suspeita. 

No entanto, quando se trata de dinheiro todo cuidado é pouco. Mesmo com a proteção disponibilizada pelos bancos, os golpes ainda são uma grande preocupação, por isso, é recomendado que os usuários  também façam a sua parte. Então, para te ajudar nessa, preparamos uma lista com 5 dicas para resguardar a sua grana. Confira!

Quais são os golpes do Pix?

Invasão de conta

Esse método acontece principalmente quando o indivíduo clicar em links suspeitos recebidos por meio de SMS, WhatsApp, e-mail ou redes sociais. Depois que acessado, os golpistas roubam seus dados, invadem as contas bancárias e começam a fazer movimentações financeiras por meio do Pix. 

Falsa central de atendimento

É comum receber ligações de bancos, porém é preciso se manter em alerta sempre. Neste golpe o fraudador se identifica como funcionário do banco para coletar os dados pessoais do cliente e, a partir disso, cadastrar novas chaves no Pix para roubar o seu dinheiro. 

Perfil falso no WhatsApp

Esse é o clássico da mensagem de amigos e familiares pedindo dinheiro por meio do aplicativo. Funciona assim: o golpista escolhe vítimas nas redes sociais, consegue fotos, cria um perfil falso da pessoa e por fim manda mensagem para os contatos pedindo uma transferência de emergência via pix. 

Como proteger o seu Pix?

1. Nunca use as mesmas senhas

Antes de mais nada é preciso prestar muita atenção em suas senhas. A princípio o recomendado é usar uma senha diferente para cada aplicativo, cartão e cadastros de sites. Uma outra dica é configurar o seu celular para sempre solicitar uma senha para desbloquear o dispositivo, para acessar os aplicativos bancários e por fim para efetuar transações. Por último, jamais deixe suas senhas anotadas no próprio celular. 

2. Configure o limite do Pix 

Atualmente os aplicativos financeiros permitem a alteração do limite diário de transações por meio do Pix. Cada aplicativo possui um passo a passo para que isso seja feito, mas em geral você acessa a área do Pix e procurar por “Meus limites”. Desse modo, no caso do seu celular ser roubado, por exemplo, os criminosos não poderão fazer movimentações além da quantidade definida por você.

3. Não clique em qualquer link 

Como falamos anteriormente, um dos golpes acontece por meio dos cliques em links suspeitos. Por isso, só acesse páginas conhecidas e de confiança. Desconfie de todo e qualquer prêmio e benefícios gratuitos. Além disso, nunca informe seus dados confidenciais como nome completo, CPF, RG, número de cartão e outros em endereços desconhecidos. 

4. Nada de reconhecimento facial 

Você pode até usar esse método de desbloqueio como um reforço, mas não é recomendado que essa seja a única solicitação para desbloquear o celular ou acessar a conta. Então, se você quiser usar, o ideal é que antes ou depois do Face ID seja solicitado também um código de segurança, por exemplo. 

5. Desconfie de números desconhecidos

Ligaram pra você pedindo informações pessoais? Desconfie! Jamais passe seus dados e informações para qualquer um no telefone. Geralmente as instituições financeiras não fazem esse tipo de solicitação, elas dão as informações ou parte delas para que você confirme. Ou seja, se pedirem número do cartão, CPF ou nome completo, por exemplo, o recomendado é não informar.

E aí, agora que você sabe como se proteger, bora reforçar a segurança para não pôr o seu dinheiro em risco? Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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