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Pix: saiba como identificar um comprovante falso

O golpe esta aí, caí quem quer. Então confira o artigo e veja como proteger o seu dinheiro!
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Atualmente o Pix é o método de pagamento mais usado pelos brasileiros e isso já não é novidade. Contudo, por conta de sua popularidade, além da praticidade e facilidade oferecida pela ferramenta, o método é também a porta de entrada para inúmeros golpes. 

À primeira vista a tecnologia é bastante segura, porém os criminosos desenvolveram táticas para driblar os softwares de segurança do sistema. Agora, é preciso tomar cuidado até com os comprovantes de pagamento de Pix. Mas calma, antes que caia em alguma cilada vamos te ensinar como identificar os comprovantes falsos. Então, confira o artigo a seguir e entenda como não se tornar mais uma vítima deste novo golpe. 

O que é comprovante do Pix?

Primeiramente vamos te relembrar o que é o comprovante! Sempre que você faz uma transferência via Pix, o sistema gera, de forma automática, um documento para o pagador. Na guia consta as informações pessoais dos envolvidos na transação e o valor pago. Por fim, vale ressaltar que é possível compartilhar esse comprovante com outras pessoas, inclusive com o recebedor no momento em que a transação de pagamento é realizada.

Além disso, caso você não salve ou compartilhe o documento no momento em que ele é gerado, é possível acessá-lo logo depois, na aba de extrato do seu aplicativo bancário. 

Informações presentes no comprovante

Antes de tudo, é preciso se manter atento quanto às informações, qualquer erro ou falta de dados pode indicar um golpe. Todo comprovante deve ter: 

  • ID Pix (sequência de 32 caracteres, sendo letras e números);
  • Data e horário da transação;
  • Informações do recebedor (como, por exemplo, instituição bancária, dados da conta e CPF/CNPJ);
  • Informações do pagador (como, por exemplo,instituição bancária, dados da conta e CPF/CNPJ);
  • Valor transferido;
  • Descrição (opcional);
  • Por fim, o número da transação (em algumas instituições).

Como saber se o comprovante é falso?

Primeiramente é preciso lembrar: o comprovante só será gerado se o pagamento realmente for feito. Em outras palavras, o documento obrigatoriamente deve ter o número da transação, as informações bancárias e pessoais do pagador e recebedor, além da data e horário que a transação foi feita. 

O primeiro passo para verificar a veracidade do comprovante é buscar pela sequência de 32 caracteres (sendo letras e números) que estará no comprovante do Pix. Em seguida, verifique também o nome do pagador e dados como horário e valor. 

Por fim, vale ressaltar que o comprovante é enviado também para o recebedor. Ou seja, assim que supostamente receber uma transferência, entre no seu aplicativo bancário e confira se o valor realmente foi enviado para a sua conta. 

Uma dica super importante é: observe bem o comprovante, não deixe de se atentar a marcas de edição, tamanhos da letra, cores, logotipos da instituição financeira e estilo da fonte. Os comprovantes seguem um padrão, qualquer irregularidade pode indicar golpe. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? Agora você sabe como é um comprovante do Pix, então fique sempre atento! Quer receber mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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