Atualmente o Pix é o método de pagamento mais usado pelos brasileiros e isso já não é novidade. Contudo, por conta de sua popularidade, além da praticidade e facilidade oferecida pela ferramenta, o método é também a porta de entrada para inúmeros golpes. 

À primeira vista a tecnologia é bastante segura, porém os criminosos desenvolveram táticas para driblar os softwares de segurança do sistema. Agora, é preciso tomar cuidado até com os comprovantes de pagamento de Pix. Mas calma, antes que caia em alguma cilada vamos te ensinar como identificar os comprovantes falsos. Então, confira o artigo a seguir e entenda como não se tornar mais uma vítima deste novo golpe. 

O que é comprovante do Pix?

Primeiramente vamos te relembrar o que é o comprovante! Sempre que você faz uma transferência via Pix, o sistema gera, de forma automática, um documento para o pagador. Na guia consta as informações pessoais dos envolvidos na transação e o valor pago. Por fim, vale ressaltar que é possível compartilhar esse comprovante com outras pessoas, inclusive com o recebedor no momento em que a transação de pagamento é realizada.

Além disso, caso você não salve ou compartilhe o documento no momento em que ele é gerado, é possível acessá-lo logo depois, na aba de extrato do seu aplicativo bancário. 

Informações presentes no comprovante

Antes de tudo, é preciso se manter atento quanto às informações, qualquer erro ou falta de dados pode indicar um golpe. Todo comprovante deve ter: 

  • ID Pix (sequência de 32 caracteres, sendo letras e números);
  • Data e horário da transação;
  • Informações do recebedor (como, por exemplo, instituição bancária, dados da conta e CPF/CNPJ);
  • Informações do pagador (como, por exemplo,instituição bancária, dados da conta e CPF/CNPJ);
  • Valor transferido;
  • Descrição (opcional);
  • Por fim, o número da transação (em algumas instituições).

Como saber se o comprovante é falso?

Primeiramente é preciso lembrar: o comprovante só será gerado se o pagamento realmente for feito. Em outras palavras, o documento obrigatoriamente deve ter o número da transação, as informações bancárias e pessoais do pagador e recebedor, além da data e horário que a transação foi feita. 

O primeiro passo para verificar a veracidade do comprovante é buscar pela sequência de 32 caracteres (sendo letras e números) que estará no comprovante do Pix. Em seguida, verifique também o nome do pagador e dados como horário e valor. 

Por fim, vale ressaltar que o comprovante é enviado também para o recebedor. Ou seja, assim que supostamente receber uma transferência, entre no seu aplicativo bancário e confira se o valor realmente foi enviado para a sua conta. 

Uma dica super importante é: observe bem o comprovante, não deixe de se atentar a marcas de edição, tamanhos da letra, cores, logotipos da instituição financeira e estilo da fonte. Os comprovantes seguem um padrão, qualquer irregularidade pode indicar golpe. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? Agora você sabe como é um comprovante do Pix, então fique sempre atento! Quer receber mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog.