Anteriormente nem passava pela cabeça a possibilidade de fazer transações financeiras em minutos, sem precisar sair de casa. Em 2020, o Pix surgiu e tornou possível essa realidade.  Atualmente, o formato de pagamento é o queridinho dos brasileiros e ocupa esse lugar principalmente pela facilidade e rapidez que ele oferece.  

De acordo com o Banco Central, o número de transações feitas com a ferramenta constantemente supera as feitas com cartões de débito ou crédito. Porém, apesar da tecnologia ser usada por grande parte da população todos os dias, muita gente ainda não sabe ao certo quais são as vantagens e desvantagens do mecanismo. 

Nesse sentido, para te ajudar a esclarecer as dúvidas, vamos listar alguns pontos negativos e positivos do Pix. Então, se você quer ficar por dentro do assunto e cuidar ainda melhor do seu dinheiro, confira o artigo a seguir! 

Quais as vantagens do Pix?

Agilidade e facilidade de pagamento

De antemão: a ferramenta traz facilidade e rapidez tanto para pagamentos feitos em compras virtuais quanto para compras em lojas físicas. Nos dois casos você consegue quitar tudo em tempo real e da palma da sua mão, basta um dispositivo com acesso a internet. 

Disponível em qualquer horário

Precisou fazer uma transação durante a madrugada, por exemplo? Para quem tem Pix isso não precisa ser uma preocupação. Atualmente o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. 

Na palma da mão 

A princípio o serviço foi desenvolvido pensando para o mobile, ou seja, para ser usado por meio do celular. Para usar, basta ter uma conta em algum banco e ter o aplicativo da instituição instalado. Com alguns cliques você consegue finalizar uma transferência. 

Nada de taxas 

Anteriormente se usava a Transferência Eletrônica Disponível, em outras palavras, o TED, para fazer transações financeiras. Esse formato de pagamento exigia o pagamento de pequenas taxas, que variam de banco para banco. Agora, graças ao Pix, é possível transferir dinheiro de forma gratuita, não importa o valor. 

Várias possibilidades 

O formato de pagamento oferece vários formatos para efetuar uma transação, como por exemplo: por meio do QR Code, em que basta apontar a câmera do celular para o código disponibilizado para concluir o pagamento; ou por meio da chave Pix. 

Quais as desvantagens?

Sem possibilidade de estorno

Não é possível recuperar o valor transferido por meio do Pix caso você tenha inserido a quantia ou a chave incorreta. Ou seja, é preciso prestar muita atenção e conferir os dados quando for fazer qualquer operação. Contudo, atualmente a ferramenta oferece a opção de devolução caso você receba um Pix errado. 

Fraudes e golpes 

Por conta da rápida popularização, a ferramenta entrou na mira dos criminosos, que começaram a aplicar diversos golpes na tentativa de roubar o dinheiro disponível nas contas dos usuários. 

Transferências só com Wi-fi

Se por um acaso você estiver em um lugar sem sinal, por exemplo, é melhor pensar em outra forma de pagamento. A realização do Pix só é possível quando o celular estiver conectado ao wi-fi ou à internet móvel. 

E aí, gostou de saber das vantagens e desvantagens do Pix? Caso você ainda não seja adepto a modalidade, vale a pena testar! Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho no em nosso blog. Aqui você fica informado e entende porque a nossa plataforma pode dar um up em sua vida financeira.