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Portabilidade de salário: o que é e como fazer?

Saiba como solicitar a transferência da sua conta-salário para o banco de sua preferência.
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A portabilidade de salário é utilizada quando a pessoa recebe a sua remuneração em uma conta-salário, mas deseja transferir para outro banco de sua preferência. Isso acontece porque nem sempre o banco parceiro da empresa é o mesmo que o empregado possui uma boa movimentação. Diante disso, vamos esclarecer todas as dúvidas sobre o que é e como fazer a portabilidade de salário. Confira! 

O que é conta-salário? 

Antes de mais nada, para entender como se faz a portabilidade, é preciso saber o que é conta-salário. Basicamente, é uma conta aberta pela empresa empregadora para o pagamento da remuneração dos funcionários. Ela é feita através de um banco parceiro da companhia e garante a isenção de taxa de manutenção e de outras cobranças com relação a movimentação do cartão. Além disso, a conta-salário também recebe benefícios como aposentadoria e pensão.

Por outro lado, esse tipo de conta acaba sendo limitada pois o empregador recebe dinheiro apenas da empresa que ele trabalha. Ademais, transações como PIX ou empréstimo pessoal não podem ser feitas neste tipo de conta. Limitando, ainda mais, as transações bancárias.  

O que é portabilidade de salário? 

É uma alternativa que possibilita que o empregador receba o seu salário na instituição financeira de sua preferência. Criado desde 2006 pelo Banco Central, a instituição onde o funcionário possui conta salário é obrigada a fazer a portabilidade do dinheiro de forma gratuita para outro banco. Ademais, a partir de 2018, além da conta corrente, é possível receber o salário em contas digitais como PicPay e Nubank. Diante disso, para pedir a portabilidade, basta o empregador ter uma conta-salário e uma conta corrente de sua titularidade. 

Como funciona? 

É uma transferência gratuita realizada de forma automática, ou seja, o empregador não precisa solicitar mensalmente a transferência do seu salário. Além disso, contando que a empresa faça o depósito até às 12h, a remuneração cai no mesmo dia na conta escolhida pelo funcionário. Após esse horário, o dinheiro é transferido no dia seguinte. Adiante, vale ressaltar que sábado é considerado como dia útil para fins de pagamento. Portanto, a portabilidade de salário também pode cair neste dia. 

Como fazer? 

Para fazer a portabilidade de salário, o empregador deve entrar em contato com o banco que recebe pela conta salário ou com a instituição que deseja receber a remuneração. A comunicação é feita de forma presencial ou pelos meios digitais. E o empregador deve apresentar para os dados da empresa como CNPJ e razão social. Todas essas informações são encontradas no contracheque ou no RH da companhia. Além disso, o empregador precisa informar a conta e agência onde será feita a transferência e seus dados pessoais. 

Após a solicitação, o banco responsável pela conta salário tem de 5 a 10 dias úteis para concluir o procedimento. Diante disso, o primeiro pagamento depois desse prazo cairá na conta solicitada.

Quem pode solicitar? 

Qualquer pessoa que receba a sua remuneração em conta-salário e que esteja contratada em uma empresa pública ou privada, pode solicitar a portabilidade. A exceção se aplica apenas para os aposentados do INSS que precisam entrar em contato com a agência que deseja receber o benefício.  

Além disso, para aqueles que já recebem o salário em uma conta corrente, não é possível fazer a portabilidade de salário. Nesses casos, a transferência é feita por operações bancárias como TED, DOC e PIX. 

E aí, conseguimos esclarecer as dúvidas sobre a portabilidade? Essa é uma ótima opção para quem deseja continuar movimentando suas transações bancárias, sem depender da conta-salário. Ao realizar essa movimentação, o empregador é capaz de ampliar o seu relacionamento com o banco. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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