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RDB: o que é e como investir?

Descubra como funciona este título e se ele pode ser benéfico para a sua carteira de aplicações.
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Você está começando no mundo dos investimentos agora? Ou até já está por dentro do mercado, mas é conservador quando o assunto é dinheiro? Então, a renda fixa é uma ótima opção para o seu perfil. Pois além de possuir, na maioria das vezes, um rendimento pré-fixado, ainda está respaldada por setores importantes da economia, como o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Com tudo isso, o RDB surge como uma oportunidade interessante de aplicação do seu capital.

Dessa forma, veja abaixo o que é esse investimento e quais suas vantagens. Apesar de não ser muito conhecido pelo grande público, ele pode combinar bastante com os seus objetivos.

O que é o RDB?

A sigla RDB significa Recibo de Depósito Bancário. Ou seja, é uma garantia de que você emprestou dinheiro a uma instituição financeira. Ao comprar esse título o banco utiliza o dinheiro captado para realizar suas operações, empréstimos, por exemplo. Ao fim do contrato, você recebe rendimentos em cima do valor aplicado e do tempo em que ele ficou sob posse da organização.

RDB e CDB são a mesma coisa?

Se você já está familiarizado com alguns termos do mundo dos investimentos, provavelmente está se perguntando “isso aí não é a mesma coisa que um Certificado de Depósito Bancário (CDB)?”. Bom, você não está 100% errado(a). De fato, os dois títulos são bastante semelhantes. Entretanto algumas características os diferenciam um do outro. Veja a seguir quais são as divergências:

  • Primeiramente, o CDB só pode ser emitido por bancos, enquanto o RDB também é expedido por cooperativas de crédito e financeiras;
  • Além disso, os dois títulos são diferentes quanto a liquidez, a de alguns CDBs chegam a ser diárias e os RDBs costumam ser de no mínimo um mês;
  • Por fim, a negociabilidade também é um ponto, os CDBs podem ser vendidos para outros investidores, já o RDB é inegociável e intransferível.

Rendimentos

A rentabilidade dos títulos é determinação da organização emissora. Ou seja, é o banco ou instituição monetária que decide quanto os seus RDBs vão render. Contudo, é costume que algumas taxas e/ou indicadores guiem os montantes. Entre eles a taxa Selic, o IPCA e o CDI. Não só isso, mas também é preciso negociar o tipo de lucratividade. São três tipos, veja:

  • Pré-fixado: rendimento total é determinado na contratação;
  • Pós-fixado: rendimento guiado pelas variações das taxas de juros do período de atividade do título;
  • Híbrida: uma parte dos rendimentos será pré-fixada e a outra parcela vai ser pós-fixada.

Como investir?

Como foi dito acima, o RDB é um título que é emitido tanto por bancos, quanto por outras instituições financeiras. Assim, basta escolher a organização de sua preferência e aplicar o valor na modalidade em questão. Lembre-se, também é preciso escolher qual o tipo de rentabilidade você deseja para o seu investimento. Fique atento ao montante mínimo para a aplicação e a liquidez. Em alguns casos, ao tirar o dinheiro antes do tempo contratado você pode sofrer taxações e multas.

Vale a pena?

O RDB é um investimento que pode ser muito vantajoso. Todavia, assim como para qualquer outra aplicação, você precisa entender se ela está alinhada com o seu perfil e com os seus objetivos. A renda fixa é mais consistente que a renda variável, logo também é mais segura. Portanto, a questão é muito pessoal, você deve de fato analisar o que é melhor para a sua gestão. Além disso, é possível ter uma carteira variada e atacar várias áreas do mercado de finanças.

E aí, achou as informações sobre RDB relevantes? Quer aprender mais sobre este universo de investimentos? Aqui você encontra algumas informações essenciais para facilitar o entendimento deste meio. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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