Vamos Parcelar

Recebi um PIX por engano, como devo proceder?

Já viu algum caso de PIX por engano? Não? Acredite, eles são mais comuns do que você imagina. Clique aqui e saiba o que fazer nessa situação!
2 min. de leitura
Acesso rápido

Desde a chegada do PIX, em 2020, não é estranho ouvir histórias de pessoas que receberam transferências não esperadas, pode até já ter ocorrido com você. Mas muita calma, esse dinheiro não pode ser usado! Apesar de parecer sorte, esse valor que apareceu na sua conta, tem dono e muito provavelmente ocorreu um erro para que ele chegasse até você. 

O PIX é uma ferramenta criada pelo Banco Central para facilitar pagamentos e movimentações monetárias. Esse sistema funciona por meio de chaves. Ou seja, você cadastra seu CPF, número de telefone ou e-mail e a partir disso qualquer pessoa pode te enviar dinheiro.

Então, saiba o que fazer caso isso aconteça com você e não tenha problemas!

É crime não devolver o PIX?

Gastar um dinheiro que não é seu com certeza é imoral, mas a dúvida de muitos é se existe alguma lei que tipifique essa atitude como crime. E a resposta é: sim! Apesar de não tratar em específico dessa modalidade de transferência, existem dois artigos pelos quais você pode responder, caso não restitua o valor.

O primeiro é  a apropriação indébita (Art. 168 – Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção: pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa). Já o outro é a apropriação de coisa havida por erro, caso fortuito ou força da natureza (Art. 169 – Apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza: pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa).

Como devolver o valor?

Por uma questão de segurança, as instituições financeiras não informam os dados de quem realizou a transferência, no máximo é possível identificar o nome. Isso pode ser um dificultador. Entretanto, sabendo dessa situação recorrente entre muitos usuários, diversos bancos implementaram uma função de devolução.

Para acessar é simples. Entre no aplicativo do seu banco, vá na aba PIX e clique na janela de extrato. Lá, identifique qual foi a transferência por engano e devolva o valor. Cada instituição financeira vai apresentar essa função de uma forma, mas provavelmente será algo parecido com “quer devolver?” ou “devolver PIX”.

Mecanismo Especial de Devolução (MED)

Essa função foi implementada em novembro de 2021, mas ela não funciona para casos de transferências finalizadas. Esse mecanismo de segurança é acionado quando há um erro na transação. Dessa forma, o dinheiro volta imediatamente para a conta de origem. Isso também ocorre quando há suspeita de fraude.

Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de

veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não

conhece a VP, acesse nosso site!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas
Nenhuma postagem relacionada

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!