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Restituição do Imposto de Renda: como consultar?

As devoluções de 2022 serão feitas em cinco lotes, a partir do dia 31 de maio. Confira se você tem direito!
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Com certeza você já ouviu falar em Imposto de Renda (IR) ou faz parte do grupo que tem que fazer a declaração do tributo anualmente. Em síntese, o IR possibilita a avaliação da sua vida financeira. Em outras palavras, esse é o momento em que você pode verificar o que paga em serviços e o valor total que você recebeu por ano. Essas informações são compartilhadas com a Receita Federal que, por fim, cobra uma taxa em cima da sua renda anual integral. 

Mas e quando o valor pago na declaração do imposto é maior do que o que você realmente deve pagar? Às vezes acontece da porcentagem ser descontada errado e nesses casos você tem direito à restituição do imposto. Qualquer dinheiro extra na conta é vantagem, né? Então, vale a pena ficar por dentro do assunto. Para te ajudar nessa, vamos te explicar como consultar e receber essa restituição. Confira!

O que é a restituição do IR?

Antes de tudo, vamos esclarecer do que se trata esse direito. A restituição nada mais é do que a devolução do valor pago a mais na declaração do imposto. Isso acontece principalmente por conta das deduções do IR, quando o saldo a pagar é menor do que o imposto retido na fonte. Por exemplo: despesas com saúde, educação e com pessoas dependentes têm os valores deduzidos, ou seja, acabam reduzindo a dívida com o governo. Como frequentemente o tributo é descontado direto do salário, o pagamento é feito sem o cálculo do valor que deve ser abatido e o governo precisa devolver essa diferença. 

Quem tem direito? 

Todo contribuinte que sofreu uma retenção do imposto maior do que o devido depois que todos os ajustes entre receitas e despesas foram declarados deve receber a restituição. Em outras palavras: se você pagou a mais, você tem direito. A princípio, o programa da Receita Federal se responsabiliza de fazer esse cálculo com base nas informações fornecidas no momento da declaração e por fim informar se o contribuinte teve imposto a pagar ou a restituir e qual o valor. 

Como consultar?

De antemão, o processo é bem fácil, rápido e todo feito pela internet. Primeiramente, você acessa o site da Receita Federal e busca por Consulta Restituições IRPF. Em seguida, informe seu CPF, data de nascimento, e-mail e pronto, logo depois que preencher as informações você consegue saber se vai receber a restituição. Caso você tenha direito, a mensagem “Em fila de restituição” irá aparecer. Por último, para consultar o valor que irá receber, você deve acessar o  portal e-CAC.

Quando vou receber?

Funciona como uma fila e o pagamento é efetuado em lotes. Ou seja, quanto mais cedo você declarar o Imposto de Renda, mais chances você tem de receber a restituição nos primeiros lotes. Além disso, idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e professores que têm o magistério como renda principal têm prioridade. Vale lembrar que: o prazo para as declarações teve início no dia 7 março e pode ser feito até o dia 31 de maio. 

Este ano os pagamentos foram feitos em cinco lotes, com a liberação do primeiro em 31 de maio. Confira as datas:

  • 1º lote: 31 de maio de 2022;
  • 2º lote: 30 de junho de 2022;
  • 3º lote: 29 de julho de 2022;
  • 4º lote: 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: 30 de setembro de 2022.

Como receber?

O valor pode ser recebido por meio de contas-correntes, de pagamento ou poupança, e também por meio do Pix CPF. De acordo com a Receita Federal, o dinheiro não poderá ser depositado em contas de terceiros e nem em conta-salário do contribuinte. Todos os dados bancários serão solicitados no momento da declaração. 

E se eu esquecer de sacar?

Se o dinheiro não for movimentado dentro de um ano, ele retorna aos cofres da Receita Federal. Nesses casos, o contribuinte tem direito de solicitar uma nova restituição em até cinco anos por meio do formulário eletrônico “Pedido de Pagamento de Restituição”, encontrado na página de Consulta à Restituição e Situação da Declaração IRPF.

Tenho direito mas não recebi. E agora?

Se sua restituição foi informada por meios oficiais mas o valor não caiu na sua conta, você deve entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil por meio dos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001. O telefone para atendimento a deficientes auditivos é o 0800-729-0088. Outra opção é ir presencialmente em uma agência do Banco do Brasil, encontrada em todo o país. 

E aí, você já fez a sua declaração do imposto de renda ou precisa de uma ajuda? É só ficar atento ao nosso blog. Aqui você fica informado e aprende várias dicas que podem fazer a diferença em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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