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Score de crédito: entenda como funciona

Saiba para que serve e como aumentar a sua pontuação.
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Você já tentou pedir um financiamento e teve a sua solicitação negada? Isso acontece por diversos fatores, mas um deles pode estar relacionado ao seu score de crédito. Sobretudo, a pontuação é usada para saber quais as chances de você se tornar inadimplente com a sua frequência de pagamento. Dessa forma, separamos neste artigo as principais informações sobre o score e como ele funciona. Confira! 

O que é? 

É uma pontuação atribuída por birôs de crédito como o Serasa, SPC e Quod que utilizam dados para saber quais as chances de você se tornar inadimplente. Essas informações são coletadas, em sua maioria, através de inteligência artificial e usam elementos demográficos, comportamentais e históricos de pagamento.

Sobretudo, a pontuação do score de crédito vai de 0 a 1000. Por isso, quanto menor for a sua nota, menor é a chance de conseguir um empréstimo, por exemplo. Por outro lado, quanto maior for o seu score, maiores são as chances de fazer um financiamento. 

Como funciona?

Como dito anteriormente, o score de crédito utiliza diferentes dados para fazer o cálculo. A presença do CPF na lista de negativados, histórico de pagamentos, movimentação bancária e informações cadastrais são alguns deles. Diante disso, se o seu score é de até 300 pontos, você está no grupo de consumidores com alto risco de inadimplência. 

Por outro lado, se a sua pontuação está entre 301 a 700, você se encaixa no grupo de médio risco. Portanto, para ter um score bom, os seus pontos devem estar entre 701 a 1000. Com essa pontuação é mais fácil conseguir um empréstimo, financiamento ou aumento do limite do cartão de crédito. 

Para que serve? 

Basicamente, o score de crédito serve como um “termômetro” para indicar qual é o seu perfil de consumidor. É a partir dele que lojistas e bancos vão analisar se devem ou não te conceder uma linha de crédito. Por isso, se você paga as contas em dia, o seu score vai ser melhor do que o daquela pessoa que está endividada. 

Isso impacta diretamente na hora de conseguir um empréstimo, por exemplo. Vão ser analisados os riscos que envolvem a transação, o valor dos juros e se deve ou não autorizar o crédito para você. Portanto, é importante manter o pagamento em dia e movimentar o seu nome no mercado. 

Como consultar o score? 

Existem vários sites que oferecem a consulta do score de crédito de forma online e gratuita, os mais populares são o Serasa e o site do SPC. Portanto, para acessar, basta informar seus dados pessoais como CPF e nome completo. Em seguida, você vai fazer um cadastro no sistema e já terá acesso a sua pontuação. A consulta pode ser feita regularmente e apenas você e as empresas que se relacionam têm acesso a esses dados. 

Afinal, como aumentar a pontuação? 

Deu para perceber que o score de crédito é muito importante para comprar um carro ou financiar uma casa, certo? O principal fator que impacta na hora de aumentar os pontos é sempre pagar as contas em dia e movimentar o nome “na praça”. 

Além disso, se engana quem acredita que pagar à vista e não ter um cartão de crédito ajuda conseguir um financiamento. Movimentar o seu nome com um cartão é um dos grandes diferenciais para aumentar o score, pois é a partir dele que a instituição financeira vai saber se você é, ou não, um bom pagador. 

Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não conhece a nossa plataforma, basta clicar aqui!

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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