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Seguro auto: 5 curiosidades sobre o serviço

Você se preocupa em contratar um seguro para seu automóvel? Confira 5 curiosidades desse serviço!
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Imagina passar um período se planejando financeiramente para comprar o tão sonhado veículo próprio e o carro ser roubado um tempo depois? O seguro auto pode te ajudar a se resguardar nessas situações desagradáveis!

Antes de tudo, vamos te explicar o que é a ferramenta. O seguro auto é um serviço para carros, caminhões, motocicletas e outros tipos de veículos rodoviários. A assistência tem o objetivo de proporcionar proteção financeira contra danos físicos ou lesões corporais causados em colisões no trânsito, roubos ou furtos e em outros imprevistos que possam vir a acontecer com um automóvel.   

De antemão: a ferramenta pode evitar muitas dores de cabeça. De acordo com o levantamento mais recente feito pela Secretária Nacional de Segurança Pública, só nos primeiros meses de 2020 foram registrados 97.767 roubos. Ainda segundo a Secretária, os estados com mais registros de casos são o Paraná, São Paulo e, por fim, Rio de Janeiro. 

Agora que você já sabe o que é, vamos te contar quatro curiosidades sobre o serviço. Confira! 

1. O seguro auto não é completo

Existem tipos de planos e coberturas diferentes, ou seja, não é uma regra que a cobertura seja completa. Em outras palavras, você terá que investir um valor a mais se quiser o maior número de serviços contra riscos. Por isso, é importante que você pesquise para conhecer detalhadamente quais são as opções oferecidas pela seguradora e qual combina mais com as suas necessidades.

2. Carro usado tem seguro mais caro

A princípio as pessoas pensam que o carro usado usado tem um seguro com menor valor por ser mais barato. Porém, acontece justamente o contrário. Na lógica das seguradoras, as pessoas tendem a ter mais cuidado com o carro que acaba de sair da concessionária, ou seja, elas têm ficam mais atentas para evitar acidentes e realizam mais táticas de precaução em relação a roubos e furtos, por exemplo. Além disso, consertar um veículo usado sai quase o mesmo custo ou até mais caro do que consertar um veículo novo. 

3. Seu perfil de condutor é importante

Diga como tu andas que a seguradora te dirá quanto será o seu seguro! Para calcular o preço final do serviço, a empresa analisa alguns pontos como, por exemplo, a idade do motorista, o estado civil, a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), local em que mora e, por fim, o local de trabalho. É a partir dessas informações que a empresa desenvolve uma proposta e um valor.

4. Assistência por 24 horas

Não importa o horário, se o pagamento do seguro está em dia você pode contar com serviços por 24 horas, sete dias por semana, inclusive em feriados. Contudo, algumas empresas cobram uma taxa a mais quando se o serviço for acionado fora do horário comercial. Por isso, você deve ficar atento às letras miúdas do contrato assinado com sua seguradora para evitar surpresas indesejadas.

5. Sou mulher, pago menos?

Algumas empresas ainda têm essa política de cobrança, mas isso está ficando cada vez mais incomum atualmente.  Antigamente as mulheres costumavam pagar menos pelo seguro para veículos. O cálculo do valor levava em conta os dados de alguns levantamentos que indicavam que o maior número de acidentes, por exemplo, eram causados por homens. 

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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