Vamos Parcelar

logo-vp

Seguro Pix: entenda o que é e como funciona 

Conheça o serviço que promete aumentar a segurança dos usuários da modalidade de pagamento!
3 min. de leitura
Acesso rápido

Lançado a pouco tempo, o Pix logo conquistou o coração dos brasileiros. Sua popularidade é inegável! Ao passo que mais e mais pessoas começaram a usar a forma de pagamento, as tentativas de golpes e fraudes dentro do sistema também cresceram. A ferramenta gratuita foi lançada no fim de 2020, e de acordo com dados do Banco Central (BC), até abril de 2022 já eram mais de 120 milhões de usuários ativos. 

O rápido crescimento de transações dentro da função explica a atenção que o sistema tem recebido dos criminosos, que se aproveitam da rapidez e funcionalidade para aplicar os golpes. Segundo um estudo do Serasa Experian, a cada oito segundos, um brasilerio é vítima de crimes virtuais e as fraudes envolvendo o Pix estão entre os mais comuns. 

Nesse sentido, pensando no cenário atual, o BC, responsável pelo sistema, ajustou as regras da ferramenta e delimitou horários e quantias que podem ser movimentadas. Além disso, considerando a segurança do dinheiro do usuário, algumas instituições financeiras desenvolveram alternativas de proteção ao cliente, uma delas é o seguro Pix.  

Todo cuidado é pouco quando o assunto é dinheiro, né? Afinal, estamos falando de um bem muito visado por todos. Então, se você quer proteger ainda mais a sua grana, confira o artigo e entenda o que é e como funciona o seguro Pix. 

O que é o seguro?

De antemão, essa é uma modalidade nova e que ainda está em fase de desenvolvimento. Em outras palavras, algumas instituições já criaram e outras ainda estão em criação. No geral, o objetivo é único: proteger as pessoas físicas de possíveis golpes e fraudes em qualquer movimentação feita por meio do Pix. 

Como funciona? 

A princípio, cada instituição possui uma maneira de funcionamento, porém a lógica é a mesma: o cliente paga um valor mensal e em troca recebe cobertura em casos de problemas envolvendo o modelo de pagamento. Além disso, os bancos costumam oferecer mais de uma opção de plano, com valores diferentes para as mensalidades. Por fim, tem também a opção de cobertura anual. Antes do serviço do seguro ser ativado, será feita primeiramente uma análise do crime pelo qual o cliente foi vítima. 

Ao mesmo tempo que serve como uma proteção para o seu dinheiro disponível em conta, algumas instituições, como o Santander, por exemplo, indeniza o cliente em casos de roubos de bens que foram comprados com o Pix. Vale ressaltar que cada empresa tem um formato de funcionamento, então é importante dar atenção às letrinhas miúdas quando for adquirir qualquer seguro. 

Vale a pena?

O seguro funciona como uma prevenção para evitar possíveis prejuízos e dores de cabeça. Frequentemente o valor pago na mensalidade do serviço é menor do que a quantia disponível em conta, ou seja, vale sim apostar na segurança. Os preços médios dos planos variam entre R$ 3 a R$ 25 para coberturas de valores entre R$ 1.500 a R$ 50 mil. Desde já é importante destacar que o valor da indenização devolvida é proporcional ao valor que você paga no seguro. 

Qual a cobertura? 

Atualmente os seguros oferecem coberturas para situações que envolvam compras, saques e transferências indevidas via Pix, em outras palavras, quando essas ações acontecem sem autorização do cliente ou quando ele está sob coação. Desse modo, para que o serviço seja acionado é preciso comprovar que realmente se trata de um crime. 

Quais bancos oferecem o seguro?

Em primeiro lugar, a função é uma novidade, então ainda são poucas as instituições que já estão oferecendo alguma cobertura.  Confira quais são:

Seguro Pix Santander

Esse seguro tem foco em clientes que são pessoas físicas. A instituição oferece um pacote de R$9,99 por mês, que oferece garantia de até R$3.500,00 por ano; um pacote de R$18,99 por mês, que oferece cobertura de até R$8.000,00 por ano; e por último, o pacote de R$24,99 por mês, no qual oferece garantia de até R$20.000,00 por ano;

Seguro PIX Bradesco

Esse seguro só cobre casos em que ocorrem transações financeiras por meio do app do Bradesco em celulares roubados, perdidos ou furtados, ou seja, se o sistema do seu celular for clonado ou você for vítima de golpe, por exemplo, o serviço do seguro não será acionado. 

A instituição oferece três modalidades, o Plano Classic, que custa R$8,99 por mês e oferece garantia de até R$20.000,00; o Plano Exclusive, que custa R$11,99 por mês e oferece uma cobertura de até R$35.000,00; e por fim o Plano Prime, que custa R$15,99 por mês e oferece garantia de até R$50.000,00.

E aí, achou as informações relevantes? Quando se trata de dinheiro todo cuidado é pouco, né? Agora que você sabe melhor sobre a função, vale a pena procurar o pacote que mais combina com você para reforçar a segurança! Além dos golpes, às vezes acontece de enviar e receber Pix errado, e se você quer se prevenir também dessa possibilidade confira os artigos Recebi um PIX por engano, como devo proceder? e Fiz um PIX errado, como devo proceder?

Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas
Nenhuma postagem relacionada

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!