A princípio, comprar uma casa própria, abrir uma empresa ou comprar um carro, por exemplo, é o sonho de muitos brasileiros. Contudo, é preciso muito planejamento financeiro, organização e esforço para alcançar esses objetivos e aqueles que já conseguiram sabem da importância de garantir a segurança desses bens. Nesse sentido, o serviço de seguro é uma boa alternativa. Então, para te ajudar a proteger os seus bens, vamos te apresentar o seguro residencial e o patrimonial e as principais diferenças entre eles, assim você consegue escolher qual a melhor opção para você. Confira!

O que é Seguro Residencial?

Antes de tudo, vamos ao conceito. O seguro residencial é um serviço feito para a proteção de imóveis usados para moradia, como casas e apartamentos, por exemplo. A princípio, essa ferramenta oferece coberturas padrões contra incêndios e fenômenos naturais como chuvas, fortes ventanias e danos contra raios. Além disso, caso a cobertura padrão não seja suficiente, é possível contratar serviços adicionais como chaveiros, eletricistas e encanadores, por exemplo. 

O que é Seguro Patrimonial?

Diferente do residencial, o seguro patrimonial é mais voltado para a proteção de empresas, porém funciona quase da mesma forma. Nesse caso, o cliente contrata uma apólice, ou seja, um documento emitido pela seguradora, onde é definido os itens que serão protegidos em caso de imprevistos, acidentes e incidentes. O valor pago mensalmente garante que o serviço seja acionado a qualquer momento. 

Essa opção oferece coberturas básicas como a segurança contra incêndios e desastres naturais. Além disso, caso achar necessário, é possível contratar coberturas adicionais. 

Quais as diferenças?

Como explicado anteriormente, o seguro patrimonial é recomendado para micro, pequenas e grandes empresas. O serviço garante a proteção contra incêndios, roubos e desastres naturais que podem acontecer na instituição. Além disso, é possível também  incluir serviços adicionais. Por exemplo: caso sua empresa tenha um carro corporativo, você pode contratar uma opção que assegure o veículo. 

Já quando se trata de seguro residencial o foco principal são imóveis para moradia. A cobertura gira em torno de possibilidades que podem acontecer no dia a dia, como incêndios, por exemplo. Nesse caso também é possível a contratação de serviços adicionais que geralmente são essenciais, como eletricistas, limpeza e chaveiros. 

Quais as semelhanças?

Os serviços têm focos diferentes. Porém, as duas possibilidades cobrem:

  • Roubos e furtos;
  • Pagamento de aluguel;
  • Prejuízos causados por desastres naturais. 

Além disso, os dois proporcionam tranquilidade, já que garantem  proteção de bens, e ajudam a reduzir as despesas básicas, já que alguns os gastos do cotidiano de uma empresa, como os de manutenção, são cobertos pelo serviço. 

Qual a melhor opção?

De antemão: a melhor opção é aquela que mais combina com o seu bolso, objetivos e necessidades. E caso tenha interesse em proteger sua casa e sua empresa, você pode contratar as duas opções tranquilamente. Para qualquer um dos casos, antes de assinar o contrato é importante dar um google.  Nunca se esqueça de pesquisar sobre a reputação da empresa e comprar preços. 

E aí, agora que você já está por dentro do assunto, já dá pra decidir qual a melhor opção para você, né? Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog.  Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.