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Seguro residencial x patrimonial: qual a diferença?

Além de garantir a segurança dos seus bens e patrimônios, os serviços podem fazer uma grande diferença para o seu bolso. Confira!
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A princípio, comprar uma casa própria, abrir uma empresa ou comprar um carro, por exemplo, é o sonho de muitos brasileiros. Contudo, é preciso muito planejamento financeiro, organização e esforço para alcançar esses objetivos e aqueles que já conseguiram sabem da importância de garantir a segurança desses bens. Nesse sentido, o serviço de seguro é uma boa alternativa. Então, para te ajudar a proteger os seus bens, vamos te apresentar o seguro residencial e o patrimonial e as principais diferenças entre eles, assim você consegue escolher qual a melhor opção para você. Confira!

O que é Seguro Residencial?

Antes de tudo, vamos ao conceito. O seguro residencial é um serviço feito para a proteção de imóveis usados para moradia, como casas e apartamentos, por exemplo. A princípio, essa ferramenta oferece coberturas padrões contra incêndios e fenômenos naturais como chuvas, fortes ventanias e danos contra raios. Além disso, caso a cobertura padrão não seja suficiente, é possível contratar serviços adicionais como chaveiros, eletricistas e encanadores, por exemplo. 

O que é Seguro Patrimonial?

Diferente do residencial, o seguro patrimonial é mais voltado para a proteção de empresas, porém funciona quase da mesma forma. Nesse caso, o cliente contrata uma apólice, ou seja, um documento emitido pela seguradora, onde é definido os itens que serão protegidos em caso de imprevistos, acidentes e incidentes. O valor pago mensalmente garante que o serviço seja acionado a qualquer momento. 

Essa opção oferece coberturas básicas como a segurança contra incêndios e desastres naturais. Além disso, caso achar necessário, é possível contratar coberturas adicionais. 

Quais as diferenças?

Como explicado anteriormente, o seguro patrimonial é recomendado para micro, pequenas e grandes empresas. O serviço garante a proteção contra incêndios, roubos e desastres naturais que podem acontecer na instituição. Além disso, é possível também  incluir serviços adicionais. Por exemplo: caso sua empresa tenha um carro corporativo, você pode contratar uma opção que assegure o veículo. 

Já quando se trata de seguro residencial o foco principal são imóveis para moradia. A cobertura gira em torno de possibilidades que podem acontecer no dia a dia, como incêndios, por exemplo. Nesse caso também é possível a contratação de serviços adicionais que geralmente são essenciais, como eletricistas, limpeza e chaveiros. 

Quais as semelhanças?

Os serviços têm focos diferentes. Porém, as duas possibilidades cobrem:

  • Roubos e furtos;
  • Pagamento de aluguel;
  • Prejuízos causados por desastres naturais. 

Além disso, os dois proporcionam tranquilidade, já que garantem  proteção de bens, e ajudam a reduzir as despesas básicas, já que alguns os gastos do cotidiano de uma empresa, como os de manutenção, são cobertos pelo serviço. 

Qual a melhor opção?

De antemão: a melhor opção é aquela que mais combina com o seu bolso, objetivos e necessidades. E caso tenha interesse em proteger sua casa e sua empresa, você pode contratar as duas opções tranquilamente. Para qualquer um dos casos, antes de assinar o contrato é importante dar um google.  Nunca se esqueça de pesquisar sobre a reputação da empresa e comprar preços. 

E aí, agora que você já está por dentro do assunto, já dá pra decidir qual a melhor opção para você, né? Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog.  Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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