Atualmente a maior parte dos consumidores utilizam os cartões, sejam eles de crédito ou de débito, para pagar compras e o sistema POS ou, em outras palavras, Point of Sale, é uma tecnologia criada para realizar a leitura de dados financeiros e, em seguida, efetuar o pagamento de forma simplificada. 

De antemão, essa tecnologia pode ser uma mão na roda para os estabelecimentos. Além disso, o equipamento traz comodidades aos clientes. Contudo, é preciso entender se essa realmente é uma boa opção para o seu negócio, então, confira o artigo a seguir para descobrir o que é, como funciona e quais são as vantagens e desvantagens do sistema. 

O que é o POS?

Antes de tudo vamos ao conceito. POS é a sigla para Point of Sale, ou seja, Ponto de Venda em português. Você provavelmente se lembra das caixas registradoras, responsáveis por realizar tarefas de faturação e pagamento, o sistema é como se fosse uma evolução disso. Em outras palavras, o POS é um equipamento portátil usado pelos estabelecimentos para que o cliente efetue o pagamento. 

Atualmente, graças à evolução da tecnologia, o aparelho já possui tecnologia sem fio e aceita diversas bandeiras de cartão. Além disso, agora o pagamento via smartphone também é possível. 

Como funciona o POS?

Antecipadamente: seu funcionamento é super simples. Primeiramente o cliente escolhe o item que deseja comprar, em seguida o objeto é processado no ponto de venda e, por fim, o pagamento é feito por meio do cartão de crédito. 

Agora o POS permite integrar diversos equipamentos, como, por exemplo: o nomeadamente, a gaveta, o leitor de código de barras, o terminal POS (TPA) para efetuar pagamentos e, por ultimo, o software na cloud, programa que pode ser usado para registrar e controlar as vendas de forma rápida. 

Vantagens

Maior controle do negócio

Graças ao POS é possível acompanhar a distância tudo o que acontece nos pontos de venda, assim é possível tomar decisões e traçar estratégias levando em conta as informações registradas no sistema. 

Comunicação e rapidez 

O registro das compras se torna mais simples e rápido. Por ser um procedimento automatizado, feito por máquinas e softwares, o risco de erros nas operações também diminui. Além disso, o atendimento se torna personalizado ao cliente. 

Controle dos estoques

Por fim, o sistema também permite uma melhor administração dos estoques. Em outras palavras, é possível comprar a disponibilidade e quantidade de cada produto, facilitando a reposição. 

Desvantagens 

Mono Adquirência

O sistema é mono adquirente, ou seja, ele só funciona quando estiver conectado a uma única rede  adquirente e só aceita cartões da rede na qual faz parte. Em outras palavras, se você quiser trabalhar com mais de uma bandeira, terá que pagar a taxa de serviço de todas elas. 

Fechamento de venda 

O sistema dificulta o fechamento de vendas. Ao fim de cada dia será necessário conferir os comprovantes físicos. E aí, esclarecemos as suas dúvidas? Quer receber mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso Blog.