Se você é um investidor na Bolsa de Valores, com certeza teve que lidar com a perda de ações, certo? Entretanto, essa queda não é incomum para quem vive o dia-a-dia como acionista, afinal, o mercado oscila muito em pouco espaço de tempo. Contudo, usar o stop loss pode ser uma alternativa para evitar que a sua carteira fique no vermelho. Diante disso, separamos neste artigo, algumas informações que podem te ajudar a entender melhor o que é essa técnica e como ela funciona. Confira! 

O que é? 

Em tradução literal, stop loss significa “parar a perda”. No mercado financeiro, é uma ordem de venda que você programa para ser disparada quando uma ação atinge determinada queda. Por exemplo, você comprou ações de uma empresa por R$ 30. Contudo, ao invés de valorizar, houve uma queda na cotação da ação. Logo, para evitar que vire uma grande perda, você lança uma ordem de stop no valor de R$ 27. Portanto, se a cotação atingir esse preço, suas ações são vendidas automaticamente evitando maiores prejuízos. 

Como funciona? 

O stop loss é definido de acordo com o limite máximo que você aceita perder em determinada ação na bolsa de valores. Ele pode ser configurado através do home broker e é uma ordem de compra ou venda automatizada. Portanto, através desse mecanismo, você não precisa fazer qualquer tipo de interferência e é capaz de acompanhar as condições do mercado, mesmo não estando online.

Para que serve? 

Ao fazer uso do stop loss, você está evitando que a perda de ações na bolsa de valores ocorra sem qualquer tipo de limite. Embora você saiba que corre o risco de perder dinheiro na bolsa de valores, esse mecanismo age justamente para controlar o tamanho do prejuízo e não deixar sua carteira de investidor zerada. 

Como usar o mecanismo? 

Antes de mais nada, você precisa estimar a perda máxima que espera ter. Em seguida, deve-se considerar questões como o volume da operação, os recursos disponíveis na margem de garantia e a tolerância ao risco. Sobretudo, se sua garantia de risco for menor, o stop loss deve comportar uma volatilidade menos intensa. 

Vantagens do Stop Loss

Por ser bastante recomendado em investimentos de renda variável, o principal benefício ao usar essa função é garantir que a perda de ações seja limitada. Além disso, o stop loss não afeta a rentabilidade da sua carteira de investimentos e logo, você não sofrerá grande perda de capital. E aí, curtiu saber um pouco mais dessa técnica que pode te ajudar a evitar perdas na bolsa de valores? Não deixe de acompanhar nosso blog para ver mais assuntos como esse.