2G, 3G, 4G e agora finalmente o 5G. A cada lançamento de uma nova tecnologia é possível enxergar os avanços e melhorias que ela proporciona no nosso dia a dia. Basicamente, a nova velocidade de rede vai garantir que todos os processos realizados na internet fiquem ainda mais rápidos. Você levará muito menos tempo para baixar um filme, para instalar um aplicativo ou realizar postagem em suas redes sociais, por exemplo. Além disso, até os pagamentos feitos no cotidiano vão melhorar, pois o que muita gente não sabe é que acontece uma série de processos e verificações a cada vez que se passa um cartão em uma maquininha.

Por isso, veja a seguir como funciona a tecnologia 5G e seus principais pontos na transformação dos métodos de pagamento.

O que é o 5G?

Chegando para substituir o 4G, o 5G é o próximo estágio da banda larga sem fio. Com isso, traz consigo a promessa de um avanço muito significativo de qualidade e velocidade para as redes móveis. Ademais, a nova tecnologia também vai permitir um maior número de usuário simultâneos acessando a internet e realizando ações online sem que haja perda de desempenho.

Atualmente, o 4G entrega em algumas regiões do Brasil uma velocidade média de internet que gira na casa dos 33Mbps. Contudo, é esperado que o 5G ultrapasse esse valor em 50 a 100 vezes, chegando a garantir uma conexão de até 100Gbps.

Quais são as principais mudanças?

Em 2014, a GSMA, uma organização internacional formada por operadoras de rádio, internet e telefone, estabeleceu alguns parâmetros para o 5G. Entre os critérios apresentados, é possível destacar alguns, veja:

  • Consumo de energia reduzido em até 90% para a produção e entrega do 5G em relação ao 4G;
  • Diminuição de 30ms (milisegundos) para 5ms na conexão de dois aparelhos móveis;
  • Maior número de dispositivos conectados dentro de uma mesma área.

5G nos métodos de pagamento

Antigamente, havia uma apreensão cada vez que você passava seu cartão em uma maquininha de pagamento. Isso porque, mesmo que não pareça, ocorre uma série de processos do momento em que você insere o cartão, até a operação ser de fato aprovada.

Ou seja, depois que você coloca sua senha o sistema precisa conferir se o serviço está disponível para a sua conta, se há limite de crédito em seu nome, se o código está correto, etc. Tudo isso, em segundos. Contudo, com o 5G, esses procedimentos tendem a ficar mais rápidos e mais seguros, pois será possível a realização de mais etapas em menos tempo.

Além disso, as compras online também devem melhorar, pois nelas, mais do que nas outras modalidades, a internet e as conexões de rede estão em todas as etapas. E aí, esclarecemos suas dúvidas? Não deixe de ficar atento ao nosso blog para ver mais conteúdos como esse.