Milhares de transações financeiras são realizadas todos os dias e uma delas é a Transferência Eletrônica de Fundos, também conhecida como TEF. Diferente de movimentações como o TED e o DOC, essa transação acontece de forma automática, através da máquina de cartão, quando utilizamos meios de pagamentos como o crédito ou débito. Diante disso, separamos algumas informações sobre o que é essa transferência, como funciona e quais são as suas vantagens. Confira! 

O que é? 

A TEF é um sistema que possibilita a operação de transações financeiras relacionadas às vendas feitas com cartões de crédito ou débito. Em outras palavras, é um software que permite a comunicação entre o estabelecimento comercial e a operadora do cartão. Dessa forma, a TEF é uma solução de vendas que efetua pagamentos e transações financeiras de forma eletrônica com maior rapidez e segurança. 

Como funciona? 

Basicamente, o software é instalado em um computador da empresa onde é efetuada a conexão com a maquininha de cartão PinPad. Em seguida, quando algum pagamento for feito utilizando a máquina, automaticamente as informações da transferência serão registradas no sistema. 

Nesse sentido, as transações passam por uma espécie de central, que autoriza o pagamento, e integra as informações de compra na organização de vendas da sua empresa. Ademais, a grande diferença da TEF é o PinPad pois aceita as principais bandeiras de cartão do mercado. 

Para que serve? 

Para entender melhor como funciona e para que serve a Transferência Eletrônica de Fundos vamos tomar como exemplo o caixa do supermercado. Quando fazemos uma compra é registrado os valores dos produtos e o total da operação. Diante disso, ao pagar, automaticamente o valor fica registrado no sistema do supermercado.

Desse modo, a TEF serve para fazer a organização contábil do estabelecimento de forma automática e sem erros. Além disso, é um ótimo negócio para qualquer empresa pois aceita as principais bandeiras das operadoras de cartão e é um sistema totalmente seguro. 

Quais são os tipos? 

Por ser uma transação bastante utilizada no meio empresarial, a Transferência Eletrônica de Fundos possui algumas variações. Diante disso, separamos as mais utilizadas no meio e os seus benefícios. Confira! 

TEF Discada 

Nesse tipo de transferência, o contato entre a empresa e a operadora do cartão é feito por meio de uma linha telefônica. Portanto, toda vez que o estabelecimento fazer uma venda usando a maquininha do cartão, a transferência de informações vai ser feita de forma discada. 

Contudo, a ligação termina apenas quando é executada a análise da compra e a venda é aprovada. Desse modo, a TEF Discada é recomendada para o local que possui um fluxo de venda no cartão baixo, pois a transação é uma das mais demoradas. 

TEF Dedicada 

Já esse tipo de transferência fica conectada com a operadora do cartão durante 24 horas. Dessa forma, a conexão da TEF Dedicada é feita por uma rede virtual privada conhecida como VPN. Sobretudo, esse sistema é indicado para empresas que possuem um alto nível de vendas com cartão, pois a sua transação leva cerca de 2 a 5 segundos para ser aprovada. 

TEF IP 

Por último, a TEF IP é um modelo que também usa VPN com a operadora de cartão, porém, a sua conexão é feita por meio do protocolo IP. Portanto, todas as operações são feitas através da web o que torna a transação ainda mais veloz.

Vantagens 

Um dos maiores benefícios de adquirir esse sistema é a sua praticidade e automação. A TEF possibilita um controle mais rigoroso com o negócio, a conciliação bancária dos dados e mais do que tudo, a organização contábil.

Além disso, a Transferência Eletrônica é vantajosa pela sua flexibilidade no pagamento. Muitas pessoas deixam de fazer uma compra porque o local não aceita cartão, certo? Com a TEF isso não tem problema, o sistema além de aceitar débito e crédito possibilita que o cliente utilize o cartão de qualquer operadora. 

Por último, a operação possui baixa margem de erro o que a torna uma das mais seguras. Sobretudo, o software permite a organização automática dos dados de uma só vez, não prejudicando o controle contábil do negócio.  

E aí, curtiu saber um pouquinho mais sobre a TEF? Esse tipo de transação financeira é vantajosa tanto para a empresa quanto para o cliente, pois permite um pagamento mais seguro e prático. Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de veicular informação de qualidade. Se ainda não conhece a nossa plataforma, basta clicar aqui!