Em 2013, a investidora-anjo Aileen Lee, criou o termo empresa unicórnio. A fundadora da Cowboy Ventures buscou categorizar startups, geralmente do ramo da tecnologia, que não só possuem alta capacidade de evolução e crescimento, mas já alcançaram um elevado patamar financeiro. Dessa forma, antes mesmo de abrir capital na bolsa, essas instituições já estão nos radares dos grandes investidores por tudo que já apresentaram e a suas tendências de revolucionar mercados.

Ficou curioso? Então, venha com a gente para entender tudo sobre o que é e como funciona uma startup unicórnio.

O que é uma empresa unicórnio?

Como você viu acima, se tratam principalmente de startups da área tecnológica. Entretanto, há uma definição específica para que um empreendimento entre na categoria. As métricas são o valuation (avaliação) da companhia e sua participação no mercado de ações. Ou seja, se a organização ainda não realizou o IPO (Initial Public Offering – Oferta Pública Inicial) e vale mais de 1 bilhão de dólares, ela é um unicórnio.

Para que não fiquem dúvidas, vamos explicar também os termos que envolvem a caracterização de uma startup unicórnio. O valuation é o preço da empresa, ele pode ser definido pelos investimentos que já foram feitos nela, pelos faturamentos e pela perspectiva de crescimento. Mas e IPO? A Oferta Pública Inicial está ligada à bolsa de valores. Então, não significa que a instituição nunca recebeu um aporte, apenas ainda não abriu seu capital para negociação de ações.

O que é uma startup?

A palavra essencial é: inovação! Isso porque, trazer novos produtos, serviços, tecnologias, entre outras coisas, é o papel central deste modelo de negócio. Além disso, a fuga da tradicionalidade é ponto importante, pois, mais um dos objetivos é resolver questões que ainda não possuem solução.

Ademais, estamos falando de um mercado extremamente volátil e em desenvolvimento. Por isso, é necessário também que uma startup seja flexível e possa mudar seu modelo de negócio caso necessário. Outra coisa que pode acontecer, é perceber que os clientes possuem outra necessidade, talvez até mais fundamental e saber mudar de estratégia é essencial.

O que cria um unicórnio?

Bom, talvez ainda não tenha ficado 100% claro, mas para uma startup entrar nessa categoria é de fato um fenômeno. Tal qual seria a existência de um ser mítico como o que nomeia essas organizações. Alcançar um valor de literalmente bilionário sem nem entrar na bolsa é um feito incrível. Para isso, é preciso de fato revolucionar um mercado.

Veja, um exemplo de uma empresa unicórnio foi a Uber. Ou seja, estamos falando de propostas que revolucionam toda uma logística já enraizada. Nesse caso, hoje vemos a mobilidade urbana de uma forma totalmente nova por causa de uma ideia que foi aplicada de forma eficiente e diferenciada.

O que uma startup dessa categoria deve fazer?

Uma empresa unicórnio necessariamente já chamou bastante atenção no universo dos negócios. Além disso, por ser muito visada, adquiri uma necessidade de manter o alto nível para se concretizar o sucesso e alcançar os mais altos patamares. Assim, é essencial que os investimentos em inovação e evolução só aumentem. É preciso pensar em tudo: marketing, tecnologia, parcerias e clientes. Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis! Se ainda não conhece a nossa plataforma, basta clicar aqui!