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WhatsApp: é seguro transferir dinheiro pelo app?

A funcionalidade é nova e ainda gera muitas dúvidas sobre segurança. Confira como se proteger!
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O Whatsapp, fundado em 2009 com o intuito principalmente de facilitar a comunicação, rapidamente se popularizou e atualmente coleciona mais de 1 bilhão de usuários de todo o mundo.  A princípio, o aplicativo tinha a função somente de mandar e receber mensagens, agora  também disponibiliza a possibilidade de efetuar pagamentos. 

Por ser algo relativamente novo, a funcionalidade ainda desperta muitas dúvidas, afinal, é seguro ou não transferir dinheiro pelo aplicativo? Confira o artigo e descubra!

O WhatsApp Pay é seguro?

De antemão: pode ficar tranquilo! As transações financeiras não são criptografadas de ponta a ponta, como acontece com as mensagens, por exemplo. Contudo, de acordo com o WhatsApp todos os dados são armazenados e criptografados  em um sistema com rede separadas da conta do usuário. Ou seja, as transferências de dinheiro por meio do aplicativo são seguras. 

Quando se trata de pagamentos, o sistema de criptografia adotado pelo aplicativo tem como foco os dados bancários e cartões cadastrados. Nesse sentido, esses dados não são compartilhados com ninguém além da instituição bancária pela qual você fez a transação. 

Aqui no Brasil, o Facebook Pay se responsabiliza por todo esse processo e a Cielo é responsável pelo processamento das operações. Segundo o Facebook, toda e qualquer movimentação financeira é monitorada por sistemas anti fraudes. Depois que passam por análise, atividades suspeitas não são autorizadas, desse modo, seu dinheiro fica muito mais seguro. 

Por fim, o Facebook disponibiliza um suporte via e-mail que funciona 24 horas por dia para esclarecer dúvidas e atender os usuários. 

Como se proteger?

A funcionalidade é repleta de sistemas de segurança, no entanto, sempre dá pra melhorar! Assim como aplicativos bancários, no momento do cadastro para usar a forma de pagamento o WhatsApp solicita a criação de um código de seis dígitos, que deverá ser informado sempre que você for fazer uma transação. 

Além disso, é importante lembrar: nunca compartilhe esse código com outras pessoas. O sistema libera os pagamentos por meio dessa senha. Juntamente com o PIN é possível habilitar a transação por biometria, que pode ser reconhecimento facial ou impressão digital, por exemplo. 

Como evitar fraudes?

Ligue para o banco 

Primeiramente é preciso entrar em contato com a sua instituição financeira no caso de qualquer movimentação suspeita. Ou seja, recebeu notificações sobre transações indevidas efetuadas pelo aplicativo? Ligue ou mande um e-mail para o seu banco. Além disso, é importante destacar que todos os pagamentos feitos pelo WhatsApp aparecem com a descrição iniciando em “FBPAY *WA” ou “FBPAY -WA”. 

Proteja o seu celular 

Toda segurança é pouca quando se trata de dados pessoais e dinheiro, então, sempre deixe as autenticações disponíveis no seu celular ativadas, seja ela senha numérica, impressão digital, reconhecimento facial ou um padrão de desenho, por exemplo. Se possível, evite padrões simples e repetitivos, ou seja, não escolha senhas que você costuma usar em outros aplicativos ou datas de aniversário. 

Desconfie de mensagens suspeitas

Recebeu alguma mensagem de um contato pedindo dinheiro emprestado? Desconfie! No caso de ser familiares ou amigos, vale ligar para confirmar a identidade. Atualmente o golpe mais comum no WhatsApp utiliza fotos dos seus contatos para tentar conseguir dinheiro, além disso, há a possibilidade do celular ter sido roubado ou do número ter sido clonado. 

Vale ressaltar também que instituições bancárias ou governamentais não entram em contato pedindo nenhum tipo de informação. Por fim, preste atenção nos links em que clica, muitas vezes eles são táticas para roubar seus dados. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? É sempre fortalecer a proteção digital, ainda mais quando o assunto é dinheiro. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso Blog. Aqui você fica informado e entende porque a nossa plataforma pode dar um up no seu orçamento.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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