Você já ouviu falar em  White Label? A princípio o termo não é muito conhecido, contudo, provavelmente você já comprou um produto desenvolvido a partir desse conceito. Em suma, a metodologia foi criada para revolucionar o mercado de diferentes negócios, tamanhos e segmentos. De antemão, a ideia é principalmente possibilitar que empresas usem as próprias marcas e identidade visual em produtos já prontos, criados por meio da terceirização. 

Assim como toda opção, esse modelo pode trazer vantagens e desvantagens, então, confira a seguir como ele funciona e se os benefícios combinam com o seu negócio. 

O que é White Label?

Antes de tudo vamos a explicação do conceito. O  White Label, ou seja, etiqueta branca em português, é um modelo de negócio que tem como foco a terceirização do desenvolvimento de produtos ou serviços. Em outras palavras, um produto é criado por uma empresa, mas esse item é personalizado e vendido por outras empresas. 

Nesse sentido, a empresa revendedora não tem custos com a criação e, além disso, pode ter lucro com taxas adicionais negociadas com os clientes. Porém, vale ressaltar também que ela não possui direitos sobre a licença do produto ou serviço revendido.

Como funciona o White Label?

Em primeiro lugar o funcionamento se dá por meio da interação entre a empresa que desenvolve o produto, o contratante e o cliente final. Todavia na prática acontece assim: 

Vamos supor que você pretende abrir uma loja de roupas artesanais na internet, ou seja, com fabricação própria. Antes que você de fato inicie o negócio, é preciso primeiramente montar uma loja virtual, que, em outras palavras, vai exigir mão de obra em programação, web design e, por fim, marketing digital. 

Todas essas questões vão resultar em um valor de investimento muito alto, mas é possível fazer isso a partir de uma estrutura já pronta, com um modelo disponibilizado para que a marca e identidade visual sejam somente inseridos. Esse é um exemplo de White Label, onde o serviço foi desenvolvido por uma empresa terceirizada. 

Quais as vantagens? 

Economia

Por conta da terceirização, a empresa pode diminuir custos em produção, pesquisa e desenvolvimento de produtos, por exemplo. Assim, poderá ampliar sua atuação de forma mais barata. 

Melhor expansão

Também graças a terceirização, a empresa pode focar mais em crescer seus mercados e linhas de produtos, além de se dedicar na busca de melhores soluções para o público-alvo.

Qualidade

Ao contratar por meio do White Label, os produtos vendidos pela sua empresa terão uma qualidade melhor, já que serão produzidos por empresas especializadas. 

Crescimento de lucro

Por último, mas não menos importante… O lucro! Os produtos terceirizados apresentam um curso mais em conta, ou seja, a margem de lucro pode aumentar. Além disso, há a possibilidade de oferecer preços mais baixos ao consumidor.

Quais as desvantagens? 

Decisões terceirizadas

Como o serviço é todo terceirizado, a empresa contratante não poderá tomar decisões e nem dar opiniões sobre o desenvolvimento do produto. 

Semelhança com concorrentes

Esse modelo de negócio tira a possibilidade de inovar nos produtos e serviços comercializados, ou seja, sua marca perde em questão de diferenciação. 

Como usar da forma certa?

  • Dê um Google na empresa: Primeiramente, antes de fechar qualquer negócio, é importante pesquisar sobre a empresa, sobre o atendimento e a qualidade do serviço prestado. 

  • Estabeleça um acordo: Quando for assinar o contrato, leia as letrinhas miúdas. Deixe bem definido as responsabilidades, obrigações e, por fim, os custos. 

  • Levantamentos são importantes: A análise de métricas é importante para saber se o serviço ou produto está gerando bons resultados, afinal, é preciso entender se o White Label é realmente uma boa alternativa para o seu negócio. 

  • Invista no branding: Por último, como o produto desenvolvido por meio do White Label tende a ser parecido com itens oferecidos pela concorrência, é importante você promover essa diferenciação por meio da sua marca. Ou seja, invista em rótulos, logotipos, slogans e identidade visual em geral. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? Quer receber mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog.