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YTD: saiba o que é e como funciona

Conheça uma possibilidade de análise monetária de simples entendimento, que está presente nas grandes empresas, mas que cabe também nos seus investimentos pessoais.
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O mercado financeiro contempla uma gama de termos para as mais diversas finalidades. A maioria deles em inglês. Isso acontece porque a Europa e, principalmente, os Estados Unidos possuem grande influência nesse universo. Os conceitos trabalhados diariamente pelos economistas abrangem as mais diversas áreas de atuação. Hoje, por exemplo, vamos te apresentar o year to date (YTD), que é um vocábulo com significado até bem simples, mas que ajuda muito no entendimento de muitas questões monetárias.

Então, venha com a gente aprender sobre o YTD e descobrir como esse termo pode ajudar no seu dia a dia.

O que é?

Traduzindo literalmente, o termo year to date (YTD) significa ano até a data. Contudo, aplicado às suas finalidade, a melhor adaptação seria a expressão no acumulado do ano. Aliás, você provavelmente já ouviu isso muitas vezes no noticiário, mais a frente vamos exemplificar para deixar tudo mais simples. Voltando ao significado do conceito, trata-se na compilação de informações ou dados obtidos do primeiro dia do ano até o momento do fechamento da análise.

Ou seja, um estudo feito utilizando o YTD leva em consideração a observação desde o primeiro dia do ano até uma data limite. A intenção é contabilizar a produtividade, os ganhos ou qualquer outra variável, mas em um período de tempo específico do ano. Uma curiosidade interessante é que, apesar da maioria das áreas utilizar o calendário fiscal (tendo como início o dia 1º de janeiro), alguns setores utilizam calendários específicos e diferentes. No agronegócio, por exemplo, o momento inicial pode ser o do começo da safra.

Mas qual é então o diferencial do YTD? Bom, a questão principal para utilizar desse modelo é que a atividade continua após o fechamento do estudo e outras podem ser feitas nos anos seguintes para comparação. Além disso, enquanto a análise por trimestres pode acabar perdendo precisão por fenômenos específicos (vendas no último trimestre do ano são sempre maiores, por exemplo). Com o YTD o estudo leva em consideração o mesmo período, mas em anos distintos.

YTD exemplificado e na prática

Para que não restem dúvidas, pense que o YTD funciona como o hodômetro de um carro. Assim, o primeiro dia do ano é o dia que o veículo saiu da fábrica e cada vez que você confere é o fim de um estudo. Dessa forma, você iniciou a análise quando o automóvel começou a andar, paramentou em um certo momento e atividade continuou após isso.

Já na prática, podemos considerar um ativo na Bolsa de Valores. Então, se falarmos que o YTD para essa ação foi de 6%, significa que do início do ano até agora ela valorizou 6%. Bem simples, não é mesmo?

O que pode ser comparado em YTD?

É possível utilizar desse parâmetro para contabilizar valores pessoais ou empresariais. Uma loja pode usar o YTD para analisar se nesse ano ela está vendendo mais ou menos que no anterior. Ao mesmo tempo, você, pessoa física, pode utilizar da metodologia para entender se sua carteira de investimentos evoluiu ou não. De qualquer forma os principais pontos observados são:

Retorno acumulado:

É o lucro obtido desde o início do ano até a data de análise. existe até um cálculo para isso.

Retorno acumulado = (valor atual – valor no primeiro dia do ano fiscal) / valor no primeiro dia do ano fiscal x 100

Por exemplo: Sua carteira de ações estava avaliada em R$3500,00 no início do ano. Em dado momento ela alcançou o valor de R$4200,00.

Ou seja, se você calcular:

Retorno acumulado = (R$4200,00 – R$3500,00) / R$3500,00 x 100

RA = 700 / 35000 x 100

RA = 20%

Assim, o lucro no período avaliado (YTD) foi de 20%.

Rendimento:

Da mesma forma que o retorno, os rendimentos são os ganhos desde o dia 1º até o dia em que a análise é realizada. É um indicador interessante para fazer comparações, mas há de se atentar que o cálculo de impostos e taxas não entra nessa conta.

E aí, achou as informações relevantes? Quer aprender mais sobre este universo? Aqui você encontra algumas informações essenciais para facilitar o entendimento deste meio. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso Blog.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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