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5 coisas que você precisa saber antes de comprar um carro usado

Está querendo adquirir um veículo usado, mas está com medo de cair em uma fria? Siga as dicas abaixo e saiba como fazer o melhor negócio!
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Adquirir um veículo é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, pelo alto valor desse tipo de bem, muitos buscam um carro usado. Existem literalmente milhões de ofertas diárias para quem quer vender e comprar automóveis. Por isso, é importante ter muito cuidado para distinguir as boas das más oportunidades.

É possível fazer ótimos negócios, mesmo envolvendo bens de segunda mão, mas a atenção tem que ser redobrada. Querendo ou não, veículos se desgastam com o tempo e com o uso. Sabendo disso, é preciso averiguar bem antes de fechar negócio.

Então, acompanhe as 5 dicas que vão te ajudar muito na hora de pegar as chaves e colocar o pé na estrada!

1. Pesquisa

Assim como qualquer compra, principalmente de um bem de alto valor, é preciso antes buscar todas as condições. Não apenas o preço, mas também o estado do veículo e até entender o motivo da venda ajudam muito na sua decisão.

Sabendo disso, algumas plataformas auxiliam nessa pesquisa. Um exemplo é a famosa Tabela Fipe, nela está listado o preço médio de todos os veículos que circulam no Brasil. Assim, os vendedores e compradores conseguem precificar melhor os automóveis.

2. Situação legal

Adquirir um veículo tem tudo para facilitar sua vida, mas pode também virar uma baita dor de cabeça. Para evitar isso, é preciso se atentar bastante ao histórico do carro usado. Multas, registros de roubo ou furto e documentação, tudo isso precisa ser checado antes de comprar um automóvel.

Você consegue fazer essas averiguações no site do Detran do seu estado. Então, tenha certeza que o carro não está envolvido em nenhuma ilegalidade e fique mais tranquilo na hora de negociar seu novo veículo. Caso o vendedor hesite em informar algum dado, desconfie.

3. Quilometragem

Já na parte mecânica, é muito importante se atentar à rodagem do carro. Isso porque, a quilometragem é o principal indicativo da “validade” do automóvel. Claro, isso não é uma máxima. É possível um veículo estar em ótimas condições mesmo já tendo andado muito, e o contrário também.

4. Ajuda de um mecânico

Continuando no estado do veículo, é super indicado fazer uma vistoria antes de efetuar a compra. Por mais que o carro usado aparente estar em boas condições, apenas um profissional pode dar esse veredito de forma 100% garantida.

Por isso, o ideal é, antes de fechar negócio, levar o automóvel a um mecânico de sua confiança. Muitas vezes, só pelo barulho do motor, um bom profissional consegue diagnosticar diversos problemas. Essa prática vai evitar que você compre um produto com defeito, ou te ajudará a definir um valor justo pela compra.

5. Fechamento do negócio

Por fim, é chegada a hora de bater o martelo, comprar ou não comprar. Você, já pesquisou todos os detalhes, checou a documentação e fez uma vistoria, mas e aí? Na hora de encerrar a negociação, é preciso se atentar a forma de pagamento e de quem se está adquirindo o bem.

Por exemplo, em relação à quitação de valores, você pode pagar à vista ou financiar. A primeira opção é mais vantajosa, pois não possui juros e os valores são menores. Já no financiamento, os juros geralmente são altos e você pode acabar pagando o preço de dois carros.

Além disso, existe a situação loja x vendedor particular. As lojas podem te dar mais garantia no pós venda. Enquanto a venda direta com o dono, te dá maior poder de negociação e a possibilidade de analisar melhor as condições do automóvel. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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