Vamos Parcelar

logo-vp

6 dicas para planejar uma viagem de carro com conforto e segurança

Existem inúmeras formas de realizar uma viagem proveitosa sem precisar recorrer aos transportes tradicionais. Veja como!
4 min. de leitura
Acesso rápido

Existe jeito melhor de aproveitar a vida do que com uma viagem? Tirar alguns dias para um breve descanso é fundamental para viver novas experiências e dar uma pausa na rotina agitada do dia a dia. Tendo isso em mente, que tal realizar uma trip diferente para  recarregar as baterias?

Aposto que no momento em que mencionamos a palavra viagem o primeiro meio de transporte que veio a sua cabeça foi o avião, né? No entanto, há outras formas tão boas quanto de conhecer novos lugares.

Então, que tal planejar uma viagem de carro para se aventurar pela estrada e conhecer várias cidades? Essa é uma boa maneira de desfrutar de novos lugares e ao mesmo tempo dispor de um veículo para se deslocar entre um ponto turístico a outro.

Sem falar que tudo ficará mais prático já que não será preciso fazer uso de táxis, ônibus ou transportes por aplicativo. Além disso, você poderá evitar passar horas esperando nos aeroportos e pegar leve no tamanho das bagagens e tantas outras questões burocráticas relacionadas à viagem de avião, por exemplo.

Para te ajudar nessa caminhada rumo ao desconhecido, nós separamos algumas dicas de como planejar uma viagem de carro. Preparado (a)? Aperte o cinto e vamos nessa!

1. Verifique as condições do seu carro

Viajar sem realizar uma revisão no carro é algo extremamente imprudente. Além de colocar sua vida em risco, você também poderá impactar negativamente a vida de terceiros.

Por isso, é imprescindível que você leve seu veículo até sua oficina de confiança para checar todos os itens de segurança e trocar, caso necessário, tudo aquilo que não está funcionando mais como deveria.

No entanto, mesmo após realizar a revisão do seu veículo pode ser que aconteça algum imprevisto durante a viagem. Por isso, é importante levar alguns itens de segurança para não ser pego de surpresa. Antes da viagem elabore um checklist e adicione itens como:

Caixa de ferramentas, macaco, chave de roda, triângulo, extintor e kit de primeiros socorros. Além disso, lembre-se de anotar ou adicionar aos seus contatos o número de telefone de um reboque de confiança. Assim, ele poderá te socorrer se acontecer algum problema com o seu carro que você não possa solucionar sozinho (a).

2. Trace o trajeto que será percorrido

Viajar sem rumo não é algo prudente, pois você não terá conhecimento de quais locais são seguros para realizar uma parada ou como vai proceder caso tenha um imprevisto no meio do trajeto. Então, a forma correta para ter sucesso em uma travessia rodoviária é simples, e até mesmo óbvia: estabelecer o local de partida e o de chegada.

Ok, pode até parecer bobo, mas ao ter conhecimento da distância a ser percorrida  você saberá o tempo da viagem e poderá programar os abastecimentos, paradas para ir ao banheiro e até mesmo marcar os locais de descanso.

Leia mais: Dicas de hábitos a serem cultivados para obter estabilidade financeira

3. Calcule o combustível para a viagem

Esse ponto é fundamental pois se você não executá-lo corretamente poderá ficar sem combustível durante a viagem, o que é horrível não é mesmo? Então, antes de tudo é preciso que você tenha conhecimento do consumo médio do seu veículo e do preço do combustível na região que você irá percorrer. Com essas duas informações vai ficar fácil ter uma noção de quanto será gasto durante o trajeto.

Em seguida, basta calcular. Por exemplo, vamos supor que o consumo médio do seu carro é 10km/L e a distância a ser percorrida até o seu destino final é de 400 km. Assim, o cálculo seria: 400 dividido por 10 = 40 litros.

Por último, é só calcular o combustível necessário para a viagem vezes o valor do preço médio do combustível nas regiões onde você vai passar, por exemplo: 40 litros vezes R$7,00 = R$280. Fácil não é mesmo?

4. Acrescente paradas 

Se a distância até a cidade escolhida for muito grande, determine em seu planejamento alguns pontos estratégicos para descanso. Você pode ou reservar algumas horas para fazer refeições e tirar uma soneca ou até mesmo passar a noite em um hotel para dar continuidade a sua viagem com mais disposição.

5. Aproveite o percurso

Apesar de você não ver a hora de chegar para começar a desfrutar do seu tão merecido descanso é possível tirar proveito de sua trip ainda durante o trajeto. Então, se não interferir ou acabar desviando sua rota vale a pena dar uma paradinha para conhecer alguns locais, marcos históricos e pontos turísticos ao longo do percurso. Dessa forma, você terá mais experiências, histórias para contar e conhecimento que jamais será esquecido.

6. Verifique se há alguma pendência veicular 

Não adianta nada fazer todo esse planejamento, levar o carro na oficina, checar os locais de parada e verificar os itens indispensáveis para a viagem se você estiver com débitos veiculares em aberto.

Imagina estar nas estradas pelo Brasil e do nada ser parado em uma blitz porque você esqueceu de pagar as multas ou pior, não quitou o IPVA e dessa forma o seu carro não está com o licenciamento em dia. Ninguém merece passar por isso, não é mesmo?

Então, não deixe de verificar se existe algum débito que precisa ser pago para que não haja surpresas. E, se deseja fazer aquela viagem, mas está com medo das contas apertarem, não se preocupe, nós podemos te ajudar!


Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de

veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não

conhece nossa plataforma, basta clicar aqui!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas
Nenhuma postagem relacionada

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!