Mais um ano começa e os anseios de muitos brasileiros continuam os mesmos, sair do vermelho e colocar as contas no azul. No entanto, isso nem sempre é fácil, estamos falando de um trabalho de médio e longo prazo para conquistar a saúde das suas finança. De qualquer forma, é possível e depende de você! É preciso muito esforço, dedicação e organização. Mas com as dicas que você vai ver aqui e bastante empenho, você com certeza vai se dar muito bem neste novo ciclo.

Então, siga conosco e veja a seguir algumas orientações que vão te ajudar a deixar as contas no azul. Confira!

1. Antes de tudo, organização.

Todo processo importante, principalmente quando se trata de dinheiro e finanças, precisa começar de algum ponto. Nesse caso, o primeiro passo é o entendimento da sua situação para, assim, colocá-la nos trilhos. Dessa forma, o recomendado é: anotar todas as suas dívidas, todos os seus gastos, todos os seus investimentos (se possuir) e todos os seus ganhos mensais. Com isso, você já vai ter uma boa base de como está seu orçamento.

2. É hora de traçar seu plano

Você já tem todas as informações que precisa, agora é o momento de entender o que deve ser feito para solucionar sua situação da forma mais simples e sem passar apertos. Bom, são muitas variáveis e muitas opções de resolução. Mas no geral, são duas hipóteses: em uma você está no azul e em outra está no vermelho.

No primeiro caso, a momento se mostra mais tranquilo, seu saldo depois de todos os cálculos foi positivo e seu objetivo é manter as coisas assim. Quem sabe é até possível buscar criar ou aumentar seu patrimônio. Já no segundo, a coisa é mais complexa, você vai precisar de uma estratégia para diminuir e depois quitar completamente suas dívidas. Existem várias opções para isso, mas você pode se aprofundar mais clicando aqui.

3. Os gastos do início do ano

Pronto, você já se organizou e já traçou seu plano, mas nem sempre as coisas correm como o esperado. E assim como no fim do ano, o início também é uma época que exige muito do seu bolso. Por exemplo, é quando a maioria dos serviços são renovados , como escolas, cursos, seguros, entre outros. Ou seja, é preciso buscar uma maneira de aliviar essas necessidades.

Para isso, uma boa alternativa é cortar o que não é 100% necessário e comparar preços para pagar menos no que é indispensável. Lembrando, ninguém deve viver sem qualidade, abrir mão do lazer e de alguns luxos não é legal, mas entenda que isso é parte do processo para deixar as contas no azul. Logo mais, com tudo em dia, você pode e deve usar parte do seu dinheiro para se presentear.

4. Também têm os impostos

Além das contas acima, essa época também é bem conhecida pelos impostos tradicionalmente cobrados nos primeiros meses do ano. Então, na hora de pagar o IPVA e/ou o IPTU use os benefícios a seu favor. Em relação ao IPVA, por exemplo, a maioria dos estados oferece desconto se você optar por pagar a contribuição em cota única. Além disso, existem também programas que garantem descontos, como colocar seu CPF nas notas fiscais ao longo do ano.

Veja o calendário do IPVA 2023 clicando aqui. E se ainda estiver com alguma dúvida, acesse nosso blog, temos centenas de conteúdos sobre tudo do universo das finanças para você!