Se você possui um smartphone, com certeza já deve ter usado a biometria para desbloquear o aparelho. Esse tipo de tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia e, querendo ou não, garante a sensação de maior proteção aos nossos dados.

Entretanto, justamente por estar disponível na palma da nossa mão, a biometria pode não ser o suficiente para proteger nosso celular. À medida que a tecnologia avança, novos métodos e golpes são aplicados para infringir a segurança do dispositivo. Por isso, contar com apenas um único meio de proteção não é o ideal quando você tem acesso a conta bancária e outros dados no smartphone a todo momento. 

Alvo de brechas 

Apesar de ser uma tecnologia super avançada que garante uma certa segurança, a biometria pode sim, ser alvo de brechas. Por exemplo, se o dispositivo é roubado com a tela desbloqueada, o ladrão consegue cadastrar uma nova digital com apenas alguns cliques. 

A partir disso, ele vai conseguir ter acesso a outros aplicativos, incluindo os bancários, em que o desbloqueio e novo cadastro é feito pela biometria. Sobretudo, em alguns dispositivos móveis que possuem reconhecimento facial, é possível fazer o desbloqueio apenas com alguma imagem disponível em suas redes sociais. Portanto, utilizar apenas um método de segurança, mesmo que seja um super avançado, não é o mais adequado caso você queira mais proteção. 

Como ter maior segurança? 

Algumas medidas são feitas para o seu celular ficar mais seguro para além do uso da biometria. Uma dica importante é permitir que o dispositivo bloqueie a tela sozinho, no menor tempo possível. Assim, as chances de encontrar o aparelho desbloqueado e conseguir alterar a digital são menores. 

Além disso, ative a autenticação em dois fatores para todos os aplicativos, inclusive os bancários. Dessa maneira, quando precisar alterar a senha ou cadastrar uma nova biometria, vai ser gerado um código de verificação. O ideal é ativar essa função não só nos aplicativos, mas também no cartão SIM em outro aparelho e em um e-mail que não esteja logado  no celular. 

Por último, usar as clássicas senhas com números e letras é primordial para evitar que você tenha seus dados vazados. Em dispositivos móveis, contas bancárias ou quando for acessar o seu e-mail, caso erre a combinação x vezes, o acesso é negado e bloqueado. Por isso, ativar a autenticação em duas etapas e usar senhas onde a combinação não é 123456 é importante para proteger o dispositivo. 

Afinal, é seguro ou não é? 

Contudo, não dá para negar que a biometria é um método que garante segurança para os seus dados. A tecnologia já é bastante frequente nos bancos para fazer pagamentos e acessar o caixa eletrônico. Sobretudo com os avanços tecnológicos, hoje em dia você é capaz de desbloquear o seu celular através do reconhecimento de íris ou por comando de voz, mostrando um grande avanço nesse meio. 

De certa forma, a biometria é sim um dos meios seguros de proteger o seu celular. Porém, precisa ser usado com o auxílio de outras senhas como PIN e autenticações para garantir maior segurança dos seus dados, inclusive na internet. 

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre as formas de se proteger com a biometria? Um pouquinho de segurança nunca é demais, certo? Ainda mais quando falamos da nossa segurança financeira. Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de veicular informação de qualidade. Se ainda não conhece a nossa plataforma, basta clicar aqui!