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Biometria é o suficiente para proteger os meus dados?

Esse método de segurança está disponível nos bancos e já é bem popular nos smartphones.
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Se você possui um smartphone, com certeza já deve ter usado a biometria para desbloquear o aparelho. Esse tipo de tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia e, querendo ou não, garante a sensação de maior proteção aos nossos dados.

Entretanto, justamente por estar disponível na palma da nossa mão, a biometria pode não ser o suficiente para proteger nosso celular. À medida que a tecnologia avança, novos métodos e golpes são aplicados para infringir a segurança do dispositivo. Por isso, contar com apenas um único meio de proteção não é o ideal quando você tem acesso a conta bancária e outros dados no smartphone a todo momento. 

Alvo de brechas 

Apesar de ser uma tecnologia super avançada que garante uma certa segurança, a biometria pode sim, ser alvo de brechas. Por exemplo, se o dispositivo é roubado com a tela desbloqueada, o ladrão consegue cadastrar uma nova digital com apenas alguns cliques. 

A partir disso, ele vai conseguir ter acesso a outros aplicativos, incluindo os bancários, em que o desbloqueio e novo cadastro é feito pela biometria. Sobretudo, em alguns dispositivos móveis que possuem reconhecimento facial, é possível fazer o desbloqueio apenas com alguma imagem disponível em suas redes sociais. Portanto, utilizar apenas um método de segurança, mesmo que seja um super avançado, não é o mais adequado caso você queira mais proteção. 

Como ter maior segurança? 

Algumas medidas são feitas para o seu celular ficar mais seguro para além do uso da biometria. Uma dica importante é permitir que o dispositivo bloqueie a tela sozinho, no menor tempo possível. Assim, as chances de encontrar o aparelho desbloqueado e conseguir alterar a digital são menores. 

Além disso, ative a autenticação em dois fatores para todos os aplicativos, inclusive os bancários. Dessa maneira, quando precisar alterar a senha ou cadastrar uma nova biometria, vai ser gerado um código de verificação. O ideal é ativar essa função não só nos aplicativos, mas também no cartão SIM em outro aparelho e em um e-mail que não esteja logado  no celular. 

Por último, usar as clássicas senhas com números e letras é primordial para evitar que você tenha seus dados vazados. Em dispositivos móveis, contas bancárias ou quando for acessar o seu e-mail, caso erre a combinação x vezes, o acesso é negado e bloqueado. Por isso, ativar a autenticação em duas etapas e usar senhas onde a combinação não é 123456 é importante para proteger o dispositivo. 

Afinal, é seguro ou não é? 

Contudo, não dá para negar que a biometria é um método que garante segurança para os seus dados. A tecnologia já é bastante frequente nos bancos para fazer pagamentos e acessar o caixa eletrônico. Sobretudo com os avanços tecnológicos, hoje em dia você é capaz de desbloquear o seu celular através do reconhecimento de íris ou por comando de voz, mostrando um grande avanço nesse meio. 

De certa forma, a biometria é sim um dos meios seguros de proteger o seu celular. Porém, precisa ser usado com o auxílio de outras senhas como PIN e autenticações para garantir maior segurança dos seus dados, inclusive na internet. 

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre as formas de se proteger com a biometria? Um pouquinho de segurança nunca é demais, certo? Ainda mais quando falamos da nossa segurança financeira. Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de veicular informação de qualidade. Se ainda não conhece a nossa plataforma, basta clicar aqui!

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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