O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais utilizados no país. Desde a sua criação nos anos 80, até a inovação com o código de barras em 1993, esse método é um dos mais seguros na hora de pagar as contas. Entretanto, o boleto recorrente é um “novo tipo” e está ganhando cada vez mais espaço no mercado. Pensando nisso, separamos neste artigo as principais informações sobre ele e como funciona. Confira! 

O que é? 

Imagina se todo mês você tivesse que emitir um boleto da mensalidade do seu curso online ou a cobrança da sua plataforma de streaming favorita? Pensando nesse tipo de débito que surgiu o boleto recorrente, um documento que cobre pagamentos periódicos, ou seja, feitos todos os meses, com um valor fixo estabelecido em contrato. 

Normalmente, esse tipo de cobrança é enviada de forma automática dentro do período estipulado ou até você cancelar o serviço. Além disso, o boleto recorrente é um método utilizado para quem não possui cartão de crédito ou precisa pagar a mensalidade de um serviço contratado. Em sua maioria, esse tipo de boleto pode ser encontrado em escolas, cursos, academias, etc.

Como funciona? 

Basicamente, ao escolher o boleto como forma de pagamento na hora de fazer uma compra ou contratar um serviço, a empresa vai emitir um documento com o valor da cobrança e a data de vencimento. Diante disso, todos os meses ele vai ser enviado para o seu e-mail ou correspondência, dentro do prazo estipulado em contrato. Portanto, para pagar o boleto recorrente basta se dirigir a uma agência bancária ou casa lotérica credenciada. 

Recorrência x Parcelamento 

Apesar do boleto recorrente ter alguma semelhança com o parcelamento, é preciso identificar as suas diferenças. Ao fazer uma compra parcelada, o pagamento consiste em apenas uma única venda que pode demorar meses, mesmo que você já tenha o objeto ou serviço em mãos. 

Por outro lado, o boleto recorrente trata-se de uma cobrança periódica de um serviço contratado. Por exemplo, ao se matricular em um curso de inglês durante o período de um ano, você vai pagar o boleto todo os meses referente aquele serviço. Ou seja, enquanto você estiver pagando por ele, vai estar desfrutando das aulas dadas no cursinho, ao contrário do parcelamento, onde você já finalizou as aulas mas continua pagando meses depois. 

Vantagens 

Como dito anteriormente, um dos principais benefícios do boleto recorrente é não comprometer o limite do cartão de crédito. Em sua maioria, o método é usado para pagar contas a longo prazo como a mensalidade de um curso, por exemplo. Além disso, para a empresa que faz cobranças recorrentes é uma grande vantagem. 

Como todo recebimento é feito de forma automática, há maior controle financeiro sobre os débitos a receber e domínio sobre o estoque do negócio. Afinal, a partir dessa organização, você terá a previsibilidade mensal do seu produto ou serviço ofertado. 

Portanto, o boleto recorrente é uma ótima ferramenta para te ajudar a ter um controle e visualizar os gastos que ainda faltam para concluir tal compromisso financeiro. Sobretudo, é um método bastante utilizado em várias lojas do país e tem ganhado cada vez mais espaço no mercado financeiro. 

Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não conhece a nossa plataforma, basta clicar aqui!