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Boleto recorrente: o que é e como funciona?

Saiba como é esse método de pagamento e as suas vantagens.
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O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais utilizados no país. Desde a sua criação nos anos 80, até a inovação com o código de barras em 1993, esse método é um dos mais seguros na hora de pagar as contas. Entretanto, o boleto recorrente é um “novo tipo” e está ganhando cada vez mais espaço no mercado. Pensando nisso, separamos neste artigo as principais informações sobre ele e como funciona. Confira! 

O que é? 

Imagina se todo mês você tivesse que emitir um boleto da mensalidade do seu curso online ou a cobrança da sua plataforma de streaming favorita? Pensando nesse tipo de débito que surgiu o boleto recorrente, um documento que cobre pagamentos periódicos, ou seja, feitos todos os meses, com um valor fixo estabelecido em contrato. 

Normalmente, esse tipo de cobrança é enviada de forma automática dentro do período estipulado ou até você cancelar o serviço. Além disso, o boleto recorrente é um método utilizado para quem não possui cartão de crédito ou precisa pagar a mensalidade de um serviço contratado. Em sua maioria, esse tipo de boleto pode ser encontrado em escolas, cursos, academias, etc.

Como funciona? 

Basicamente, ao escolher o boleto como forma de pagamento na hora de fazer uma compra ou contratar um serviço, a empresa vai emitir um documento com o valor da cobrança e a data de vencimento. Diante disso, todos os meses ele vai ser enviado para o seu e-mail ou correspondência, dentro do prazo estipulado em contrato. Portanto, para pagar o boleto recorrente basta se dirigir a uma agência bancária ou casa lotérica credenciada. 

Recorrência x Parcelamento 

Apesar do boleto recorrente ter alguma semelhança com o parcelamento, é preciso identificar as suas diferenças. Ao fazer uma compra parcelada, o pagamento consiste em apenas uma única venda que pode demorar meses, mesmo que você já tenha o objeto ou serviço em mãos. 

Por outro lado, o boleto recorrente trata-se de uma cobrança periódica de um serviço contratado. Por exemplo, ao se matricular em um curso de inglês durante o período de um ano, você vai pagar o boleto todo os meses referente aquele serviço. Ou seja, enquanto você estiver pagando por ele, vai estar desfrutando das aulas dadas no cursinho, ao contrário do parcelamento, onde você já finalizou as aulas mas continua pagando meses depois. 

Vantagens 

Como dito anteriormente, um dos principais benefícios do boleto recorrente é não comprometer o limite do cartão de crédito. Em sua maioria, o método é usado para pagar contas a longo prazo como a mensalidade de um curso, por exemplo. Além disso, para a empresa que faz cobranças recorrentes é uma grande vantagem. 

Como todo recebimento é feito de forma automática, há maior controle financeiro sobre os débitos a receber e domínio sobre o estoque do negócio. Afinal, a partir dessa organização, você terá a previsibilidade mensal do seu produto ou serviço ofertado. 

Portanto, o boleto recorrente é uma ótima ferramenta para te ajudar a ter um controle e visualizar os gastos que ainda faltam para concluir tal compromisso financeiro. Sobretudo, é um método bastante utilizado em várias lojas do país e tem ganhado cada vez mais espaço no mercado financeiro. 

Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não conhece a nossa plataforma, basta clicar aqui!

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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