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Como o IPTU é calculado?

Você é daqueles que questionam o valor do IPTU quando o carnê chega? Calma, vamos te explicar como ele é calculado e porque é fundamental quitá-lo anualmente.
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Por mais que algumas pessoas tentem ignorar, não há como fugir das contas sazonais que chegam durante o mês de janeiro. Tudo bem, sabemos que é difícil lidar com esses débitos logo no começo de um novo ciclo. No entanto, é preciso fazer um esforço extra para deixar tudo em dia e, assim, não ter problemas mais a frente. Tendo isso em mente, chegou a vez de darmos ênfase e uma atenção extra para um dos impostos mais conhecidos pelos brasileiros: O IPTU.

O famoso Imposto Predial e Territorial Urbano que deve ser quitado anualmente por todos os proprietários de imóveis, costuma tirar o sono de quem não se planeja com antecedência. Por isso, vamos te explicar tudo que é levado em conta na hora de calcular o imposto para que você esteja ciente e seguro daquilo que você está pagando. Antes de tudo, se você não possui nenhuma familiaridade acerca do tema, não se preocupe. Nós te explicamos tudo. Confira!  

O que é valor venal?

Primeiramente é preciso entender o que é o valor venal para saber de onde vem o preço do imposto da propriedade. De forma resumida, valor venal é uma estimativa de preço relacionado ao custo de compra e venda de um imóvel. Além disso, para estipular sua valorização a prefeitura leva em conta informações como tamanho, acabamento, localização, área construída e condições da construção na propriedade.

Leia mais: IPTU de imóvel alugado: saiba quem deve arcar com o imposto, o inquilino ou o proprietário

Como é feito o cálculo?

É muito relativo. Cada município possui sua própria legislação para fazer a regulamentação da cobrança do Imposto. Em São Paulo, por exemplo, o cálculo do IPTU é feito através de aplicação das alíquotas, descontos e acréscimos definidos na Lei 6.989/1966. Além disso, pode estar sujeito a alterações quando o tributo receber o ajuste anual.

Se o contribuinte não estiver de acordo com o preço cobrado, a prefeitura disponibiliza um prazo para que ele solicite uma revisão administrativa. No entanto, vale a pena ressaltar que cada município determina seu próprio prazo e na maioria dos casos ele é improrrogável.

Formas de pagamento

Quando chega o momento de quitar o IPTU o contribuinte dispõe de duas formas para realizar o pagamento: à vista ou parcelado. Fica a cargo do município determinar o percentual de desconto, data de vencimento e quantidade de parcelas disponíveis. Além disso, as cidades devem estabelecer também quais são as regras para a isenção do pagamento. Por exemplo, a Lei nº 11.614/94 estipula que aposentados, pensionistas e beneficiários de renda mensal vitalícia têm isenção do imposto na cidade de São Paulo.

E se eu não quitar?

Ao deixar de cumprir com as obrigações tributárias, o proprietário do imóvel poderá responder a uma série de problemas. Primeiro e menos preocupante, ao deixar de deixar de pagar o parcelamento ou passar da data de vencimento será necessário atualizar o boleto do IPTU para poder quitá-lo. Ao fazer este procedimento serão cobrados multa e juros proporcionais à quantidade de dias atrasados.

Já quando há o abandono das parcelas ou não é realizado o pagamento total do imposto, o proprietário pode ser multado e até mesmo ter seu imóvel penhorado ou levado a leilão.


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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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