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Contas no azul: 4 dicas para zerar as dívidas no início do ano

Veja comportamentos simples que você pode levar para o seu dia a dia que ajudam muito no seu bem estar financeiro.
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Mais um ano começa e os anseios de muitos brasileiros continuam os mesmos, sair do vermelho e colocar as contas no azul. No entanto, isso nem sempre é fácil, estamos falando de um trabalho de médio e longo prazo para conquistar a saúde das suas finança. De qualquer forma, é possível e depende de você! É preciso muito esforço, dedicação e organização. Mas com as dicas que você vai ver aqui e bastante empenho, você com certeza vai se dar muito bem neste novo ciclo.

Então, siga conosco e veja a seguir algumas orientações que vão te ajudar a deixar as contas no azul. Confira!

1. Antes de tudo, organização.

Todo processo importante, principalmente quando se trata de dinheiro e finanças, precisa começar de algum ponto. Nesse caso, o primeiro passo é o entendimento da sua situação para, assim, colocá-la nos trilhos. Dessa forma, o recomendado é: anotar todas as suas dívidas, todos os seus gastos, todos os seus investimentos (se possuir) e todos os seus ganhos mensais. Com isso, você já vai ter uma boa base de como está seu orçamento.

2. É hora de traçar seu plano

Você já tem todas as informações que precisa, agora é o momento de entender o que deve ser feito para solucionar sua situação da forma mais simples e sem passar apertos. Bom, são muitas variáveis e muitas opções de resolução. Mas no geral, são duas hipóteses: em uma você está no azul e em outra está no vermelho.

No primeiro caso, a momento se mostra mais tranquilo, seu saldo depois de todos os cálculos foi positivo e seu objetivo é manter as coisas assim. Quem sabe é até possível buscar criar ou aumentar seu patrimônio. Já no segundo, a coisa é mais complexa, você vai precisar de uma estratégia para diminuir e depois quitar completamente suas dívidas. Existem várias opções para isso, mas você pode se aprofundar mais clicando aqui.

3. Os gastos do início do ano

Pronto, você já se organizou e já traçou seu plano, mas nem sempre as coisas correm como o esperado. E assim como no fim do ano, o início também é uma época que exige muito do seu bolso. Por exemplo, é quando a maioria dos serviços são renovados , como escolas, cursos, seguros, entre outros. Ou seja, é preciso buscar uma maneira de aliviar essas necessidades.

Para isso, uma boa alternativa é cortar o que não é 100% necessário e comparar preços para pagar menos no que é indispensável. Lembrando, ninguém deve viver sem qualidade, abrir mão do lazer e de alguns luxos não é legal, mas entenda que isso é parte do processo para deixar as contas no azul. Logo mais, com tudo em dia, você pode e deve usar parte do seu dinheiro para se presentear.

4. Também têm os impostos

Além das contas acima, essa época também é bem conhecida pelos impostos tradicionalmente cobrados nos primeiros meses do ano. Então, na hora de pagar o IPVA e/ou o IPTU use os benefícios a seu favor. Em relação ao IPVA, por exemplo, a maioria dos estados oferece desconto se você optar por pagar a contribuição em cota única. Além disso, existem também programas que garantem descontos, como colocar seu CPF nas notas fiscais ao longo do ano.

Veja o calendário do IPVA 2023 clicando aqui. E se ainda estiver com alguma dúvida, acesse nosso blog, temos centenas de conteúdos sobre tudo do universo das finanças para você!

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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