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Coronavírus: O que o empreendedor pode fazer nessa hora?

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Coronavírus: O que o empreendedor pode fazer nessa hora?

Uma pandemia que faz as autoridades do país tomarem medidas restritivas à circulação de
pessoas, reduzindo abruptamente o número de clientes que consomem seus produtos e
serviços. Novas notícias a todo momento, que trazem mais restrição e impactos em diversos
setores da economia. Pacotes de incentivo sendo anunciados diariamente, num esforço para
minimizar os efeitos que, até o momento, são imensuráveis e sem prazo seguro que afirme
quando tudo voltará ao normal.

Para quem é empreendedor, os desafios fazem parte da jornada, mas certamente o cenário
atual exigirá outra postura ao planejar e executar as tarefas do seu negócio. A única certeza no
momento é que o caixa do negócio tende a ficar menor a cada dia e isso ameaça planos,
continuidade e sonhos. Então a pergunta passa a ser: O que fazer nessa hora?

1. Renegocie o prazo com fornecedores e bancos

Você sabe quanto de caixa tem disponível e quanto tempo ele se mantém nessa crise? Na
prática, o que está acontecendo na maioria das empresas é que as saídas de caixa (despesas)
têm previsibilidade, mas as entradas (receitas) não. Diante dessa realidade, comece
reorganizando o que tem previsto a receber e seja cauteloso nesta conta. Avalie a estimativa
de despesas, faça contato com os principais fornecedores e negocie a extensão do prazo de
pagamento. Não corra para o banco sem antes fazer contas, pois esse caminho pode te dar
sobrevida, porém ao mesmo tempo, te levar a ter problemas para cumprir seus futuros
compromissos financeiros. O ideal agora é entender rapidamente os impactos de curto e
médio prazo para o seu caixa e identificar qual a melhor linha de crédito disponível para uso,
se essa for a saída identificada. Trabalhe para que o crédito esteja à disposição, caso você
precise recorrer a ele. Todavia não contrate sem antes fazer as contas e tampouco tenha
empréstimo como premissa.

2. Avalie despesas que podem ser reduzidas

Quando uma crise vem, ela traz também a oportunidade de entender até que ponto seu
negócio é eficiente. Certamente, ao avaliar o fluxo de caixa, você identificará a possibilidade de
redução de despesas. Com a queda das vendas, uma despesa que reduzirá será a variável, que
são gastos com insumos, por exemplo. As despesas fixas, que ocorrem independente das
vendas, a exemplo da folha de pagamento e aluguel, podem pesar nessas horas exigindo
planejamento. Diante disso, a tentativa de reduzir o valor do aluguel durante esse período
pode ser uma alternativa. Adotar “home office” para a equipe pode representar redução de
custos com energia, transporte e alimentação, além de colaborar com a redução de riscos de
contágio do vírus. Avaliar a possibilidade de reduzir a jornada de trabalho da equipe e
antecipação de férias, também pode contribuir.

3. Venda por outros canais

Enxergue oportunidades. Realizar vendas por delivery, seja telefone ou aplicativos, pode ser
uma alternativa em lugar da loja física, que sofre com as medidas que regulam circulação de pessoas.                               Intensifique o trabalho com as redes sociais como ferramenta para endereçar a oferta
de produtos aos clientes. Orientar a compra pela loja virtual traz segurança na relação com o
cliente, além de ser uma alternativa para recuperar vendas perdidas em outros canais. A
depender do modelo do seu negócio, vender online pode ser uma experiência que te ajudará
não somente no período da crise atual, como também poderá significar o amadurecimento de
um canal com capacidade de dar escala ao negócio no futuro. Para isso, disponibilize uma
trilha de atendimento especial que auxilie seu cliente durante a compra online, o que fará a
diferença na conversão. A busca por uma plataforma de marketplace para distribuição do
produto, é algo que também pode ser estudado, principalmente ao se considerar que a crise
não tem prazo para terminar e que toda estratégia de venda pode representar um incremento
de receita.

Muitas tarefas podem ser executadas durante esse período e não existe a receita perfeita do
bolo. É hora de não se deixar levar pela emoção ou pelo medo. Pense e estude o negócio,
defina cenários para atuar da melhor maneira. Ser empreendedor exigirá liderança e coragem
para fazer o que precisa ser feito, ainda que sejam decisões difíceis. A depender da forma
como serão modeladas as saídas da crise, é possível crer que mais forte estará a empresa, o
empreendedor e seu time no término de tudo. Então tenha bom ânimo e siga em frente.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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