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Crédito ou débito? Qual função é mais vantajosa?

Descubra qual é a melhor opção na hora de fazer suas compras!
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Crédito ou débito? Essa é uma pergunta feita com bastante frequência para quem vai efetuar algum pagamento. Primeiramente, é preciso entender que estamos falando de duas formas diferentes de recebimento, saber suas funcionalidades e vantagens pode ajudar o consumidor a evitar dívidas e a aumentar a sua pontuação no sistema de crédito. 

Diferenças entre crédito e débito

A modalidade crédito funciona no esquema “compre agora, pague depois”. É uma maneira de pegar dinheiro emprestado no ato da compra e efetuar o pagamento somente no próximo mês, quando vencer a fatura. 

Já o cartão de débito, utiliza o saldo  na conta corrente, ou conta digital, para pagar na mesma hora, como se fosse em dinheiro vivo. É o método mais utilizado para fazer compras em valores baixos e evitar dívidas para o próximo mês. 

Contudo, é preciso ter em mente o tipo de compra a ser realizada e seu devido valor. Em algumas situações comprar no crédito pode compensar muito mais do que pagar o total à vista. Diante disso, dúvidas podem aparecer quanto à operação a ser realizada. Mas, afinal, qual é a função mais vantajosa para o consumidor?  

Vantagens do cartão de crédito

Diferente do que muitos pensam, o cartão de crédito pode se tornar um aliado na hora de efetuar uma compra. Nesse sentido, determinadas instituições financeiras oferecem programas de relacionamento onde é possível trocar pontos por serviços que podem valer a pena, além de facilitar as formas de pagamento incentivando o seu uso. 

1. Flexibilidade para pagar

Ao fazer uso da função crédito, o consumidor tem até 40 dias para pagar antes que seja cobrado juros do cartão. Além disso, para garantir maior flexibilização, é possível parcelar a compra em x vezes sem juros dependendo da loja. Desse modo, é uma ótima opção para quem está pretendendo fazer uma aquisição num valor maior e não tem como pagar à vista. 

2. Programa de pontos 

Para incentivar o uso do cartão de crédito, muitos bancos e instituições financeiras oferecem para os seus clientes programas de recompensa. À medida que o consumidor faz uso do cartão, são acumulados pontos que podem ser trocados em produtos ou serviços, como por exemplo, milhas aéreas. 

3. Melhora do score de crédito 

Por fim, utilizar essa função é uma ótima ferramenta para melhorar o score de crédito do consumidor. É a partir da movimentação feita com o cartão que muitas lojas e empresas vão avaliar se o consumidor está apto para receber linha de crédito. Portanto, utilizar esse serviço é importante para quem deseja financiar um imóvel ou pedir um empréstimo. 

Vantagens do cartão de débito

Desde já, essa função é bastante utilizada pelo consumidor para garantir algum tipo de segurança, praticidade e controle. É preciso ficar atento para gastar apenas o que estiver disponível em conta e não acabar entrando para o cheque especial. Entretanto, a utilização do débito ainda pode ter algumas vantagens. 

1. Maior segurança 

A utilização do cartão de débito pode representar para muitos consumidores um sinônimo de segurança. Além de precisar da utilização da senha, caso o cliente perca ou seja roubado, é possível pedir o bloqueio ou a anulação do objeto sem correr o risco de perder todo o capital acumulado em conta. 

2. Controle financeiro

Essa função é bastante utilizada para quem deseja ter maior controle financeiro e não acumular dívida durante o mês. Sobretudo, ao utilizar o débito, o cliente estará debitando o valor direto da sua conta corrente, como se fosse um saque na conta. Além disso, é possível controlar as entradas e saídas mediante  extrato bancário, garantindo ainda mais controle. 

3. Praticidade 

Além da segurança, o cartão de débito é uma boa solução para quem busca por praticidade. Utilizá-lo no lugar de moedas e notas evita que o consumidor ande com dinheiro vivo na carteira e facilita na hora de pagar por valores “quebrados”.  No entanto, ao utilizar o débito o consumidor está abrindo mão de usufruir das vantagens que a função crédito pode oferecer. 

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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