A princípio, a maioria dos sonhos e objetivos dependem de dinheiro para serem realizados, principalmente se for a conquista de algum bem material de alto valor, como a casa própria, um carro novo ou uma viagem para fora do país, por exemplo.  Nesse sentido, podemos dizer que uma boa condição ou organização financeira é o caminho entre você e o seu desejo. No entanto,  ao contrário do que muitos pensam, atualmente as coisas podem ser muito mais fáceis e o empréstimo consignado pode ser uma boa alternativa. 

De antemão: se você está cansado de adiar os seus sonhos e está em busca de dinheiro extra para realizá-lo, este artigo é para você! Então, confira a seguir o que é, como funciona, quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de empréstimo. 

O que é o empréstimo consignado?

Antes de mais nada, vamos ao conceito. Essa opção é voltada para servidores públicos, aposentados e, por fim, pensionistas.  Ao contrário de outros tipos de empréstimos, nessa modalidade os valores mensais são descontados automaticamente da folha de pagamento, ou seja, não é preciso se preocupar com datas de vencimentos, por exemplo. 

Quando vale a pena aderir? 

Essa é uma das linhas de crédito mais acessíveis do mercado, porém, é preciso tomar bastante cuidado antes de tomar a decisão de contratar a modalidade. Essa é uma boa opção para quem quer tirar um objetivo do papel, no entanto, sem um plano bem feito e uma boa organização financeira você pode se envolver em dívidas indesejadas. 

Vantagens

Taxas de juros menores 

Como dito anteriormente, essa é a linha de crédito com uma das taxas de serviço mais baratas do mercado e, por vezes, pode ser uma boa opção até para situações emergenciais. Para ficar por dentro das taxas aplicadas pelo mercado acesse o site do Banco Central.

Contratação fácil

A princípio a devolução do valor emprestado acontece de forma automática, ou seja, os bancos têm total garantia de recebimento. Nesse sentido, contratar o serviço envolve poucas burocracias e a liberação do dinheiro é rápida. Vale ressaltar que, antes de assinar qualquer contrato, o ideal é que você calcule o valor das suas dívidas, se elas superarem 20% do que você ganha, ou 30%, caso esteja financiando um imovel essa pode não ser uma boa opção, por exemplo.  

Prazos longos

Atualmente os prazos de pagamentos costumam variar de 6 a 120 meses, a depender do valor contratado e da instituição. Em outras palavras, você terá um bom tempo para se reestruturar financeiramente. 

Parcelas fixas

No momento da contratação você já fica ciente de qual será o valor total do empréstimo e quanto será descontado da sua conta mensalmente. Ou seja, nada de surpresas desagradáveis. 

Desvantagens

Dívidas a longo prazo 

Ao contratar o empréstimo você deve pôr na ponta do lápis se seria possível resolver eventuais problemas  tendo o desconto automático do consignado todos os meses, afinal, o empréstimo demora um pouco mais de tempo para ser quitado. 

Perda do emprego

Se você não for funcionário público, por exemplo, e trabalha em uma empresa privada, esse é um risco real. Caso aconteça, você terá que pagar o empréstimo de uma só vez ou optar por outro empréstimo, que tem taxas de serviço mais caras. Além disso, a maior parte das instituições exigem o pagamento de até 30% do valor recebido na rescisão.

Nada de adiar 

Nesse tipo de empréstimo não é possível adiar ou suspender o débito, já que o desconto é feito automaticamente no seu salário. E aí, esclarecemos as suas dúvidas? Quer receber mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso Blog. Aqui você fica informado e ciente de como dar um up em suas finanças.