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Golpe com chatbots: saiba como se prevenir

É preciso muita atenção para não ser mais vitima do crime. Se proteja com as dicas a seguir!
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Assim como uma moeda, a tecnologia também possui dois lados: há partes boas e ruins e um bom exemplo disso são os chatbots. A princípio a ferramenta foi criada para otimizar e automatizar o atendimento virtual ao cliente. Contudo, por conta da popularização e das possibilidades, os cibercriminosos passaram a enxergar o software como uma oportunidade para aplicar golpes, roubando dados e enganando consumidores, por exemplo.    

Nesse sentido, é preciso ficar atento para identificar possíveis ciladas. Então, confira o artigo a seguir se você quer se prevenir de qualquer perigo virtual com os chatbots. 

O que é chatbots?

Antes de tudo vamos a explicação básica. Os chatbots em outras palavras são como assistentes virtuais voltados para o atendimento ao cliente. Sabe quando você entra em um site e automaticamente abre um chat no cantinho da tela perguntando se precisa de ajuda?  Então… Um outro exemplo é o próprio Whatsapp, que também já está sendo usado como plataforma para o software. 

Essa tecnologia está cada vez mais em alta em sites de empresas,  e-commerce, bancos e financeiras, por exemplo, afinal, tempo é dinheiro e ter um suporte que garante cobertura rápida e constante é uma boa alternativa. 

Como os golpes acontecem?

Atualmente os chatbots interagem com um tom amigável, simpático e profissional, passando a ideia de que é um gerente ou funcionário da empresa, por exemplo.  Durante o atendimento alguns dados são solicitados, isso é necessário para que o software indique a melhor solução ou caminho para a dúvida ou problema. Porém, como isso faz parte de um procedimento padrão das empresas, os golpistas viram isso como uma grande oportunidade de se passar por essas instituições sem que os usuários desconfiem. 

Como identificar o golpe? 

É comum que a tecnologia solicite alguns dados como o nome completo do cliente, por exemplo, mas nunca dados pessoais como CPF e número de cartão. Então como identificar quando é golpe?

Desconfie das URL e links 

Primeiramente o ideal é conferir as URL e nunca clicar em links desconhecidos. Por exemplo: geralmente os links de golpes tem elementos estranhos como “especialparavoce”, “ganhe”, entre outras. Um outro ponto que merece atenção é a escrita, muitas vezes os links de golpistas usam alfabetos diferentes porém semelhantes com as letras latinas. 

Perguntas direcionadas

Quando se trata de golpe as perguntas tendem a ser muito direcionadas e limitadas, já que o intuito não é ajudar e sim coletar informações específicas. 

Como se proteger?

À primeira vista parece um golpe bastante sofisticado e difícil de perceber, todavia algumas recomendações podem te proteger. Por exemplo: nunca clique em qualquer link e evite baixar arquivos em anexo que você recebe por e-mail e não informe nenhum dado pessoal ou informações financeiras caso seja solicitado. 

Caso você perceba ou desconfie que se trata de um golpe, troque suas senhas de aplicativos bancários e redes sociais o quanto antes e entre em contato com o seu banco para verificar se houve alguma movimentação suspeita com os seus cartões. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? É sempre bom ficar por dentro de como se manter seguro para evitar golpes! Não deixe de ficar de olho em nosso blog.  Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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