Quando o assunto são os investimentos, o ideal é você ter uma reserva de emergência em sua conta bancária antes de dar o primeiro passo nesse mercado. Porém, nem sempre isso é possível, certo? Contudo, investimentos como o CDB que possui liquidez diária possibilita que você resgate o seu dinheiro a qualquer momento, sempre que precisar. 

Por outro lado, caso você queira que a sua aplicação renda mais em um período determinado de tempo, existe a liquidez no vencimento. Esse tipo de investimento deixa o seu dinheiro “preso” até a data estipulada. Dessa forma, separamos neste artigo as diferenças entre uma liquidez e outra para te ajudar a escolher qual a melhor aplicação para investir. Confira! 

Liquidez Diária 

Antes de começar a investir, é preciso que você analise a liquidez daquele “produto”. É a partir dela que você vai saber qual é a melhor opção para o seu perfil de investidor. Entretanto, caso a sua renda sofra com oscilações e uma vez ou outra você precise de um dinheiro disponível, a liquidez diária é o seu tipo ideal de investimento. 

Diante disso, ao invés de deixar o dinheiro parado na conta corrente você pode aplicá-lo neste tipo de CDB que garante a retirada a qualquer momento. Além disso, vale ressaltar que na liquidez diária existe sim uma data de vencimento. Porém, ao resgatar o dinheiro antes do tempo, você terá um retorno proporcional a quantidade do que for retirado. 

Entretanto, você deve estar pensando “não é melhor deixar o dinheiro guardado na poupança?”. Bom, a resposta é não. Na liquidez diária o seu dinheiro rende todos os dias, ao contrário da poupança que rende apenas na data de aniversário da aplicação. Por isso, optar por esse tipo de investimento é uma boa opção. 

Liquidez no Vencimento 

Se você está buscando uma maior rentabilidade, esse tipo de investimento é o ideal! Muitas pessoas podem imaginar que ter o dinheiro “parado” em uma aplicação não tem benefício nenhum. Contudo, se você tem uma renda estável e possui vontade de guardar dinheiro sem ser na poupança, o CDB de liquidez no vencimento é uma boa opção. 

Sobretudo, o que diferencia esse investimento da liquidez diária é o seu rendimento e o tempo que fica aplicado. Na liquidez no vencimento você tem um tempo estipulado para deixar o dinheiro rendendo, por isso ele é uma operação mais vantajosa. Além disso, a carga tributária é menor, já que não há cobrança de IOF e a alíquota do Imposto de Renda diminui. Portanto, se você tem certeza que pode deixar um dinheiro guardado sem que ele faça falta no seu orçamento, opte pela liquidez no vencimento.  

Desvantagens

Como qualquer tipo de investimento, a liquidez diária e no vencimento tem os seus pontos negativos. A desvantagem da liquidez diária é o curto prazo de aplicação. Mesmo que você tenha a intenção de deixar o dinheiro rendendo, sem retirar, o tempo que fica investido é curto. 

Consequentemente, o prazo e a possibilidade de resgatar o valor a qualquer momento implica com a rentabilidade. Na liquidez diária, o dinheiro rende menos do que se ele fosse aplicado em um outro investimento. 

Já na liquidez no vencimento, caso você precise do resgate antecipado, o processo é um pouco burocrático. Além disso, se você investir neste tipo de CDB, saiba que o prazo é muito mais longo comparado a liquidez diária. Portanto, analise bem antes de aplicar nesse produto. 

Qual é o melhor investimento? 

Como deu para perceber, todos possuem suas vantagens e desvantagens. Portanto, cabe você analisar sua carteira de investimentos e ver qual se encaixa melhor no seu perfil. Sempre leve em consideração as suas necessidades. 

Se você não tem uma reserva de emergência, opte pela liquidez diária devido a rapidez de resgatar o valor. Contudo, se você possui uma renda estável e quer aumentar os seus investimentos, a vinculada ao vencimento é o seu tipo de aplicação. Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não conhece a nossa plataforma, basta clicar aqui!