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Milhas: 4 dúvidas sobre compra e venda

Tem milhas mas não pode viajar? Confira 4 dicas sobre a comercialização dos seus pontos!
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Provavelmente você já ouviu falar no programa de milhas e suas vantagens. A ferramenta se popularizou por possibilitar a compra de passagens mais baratas e além disso, de fornecer descontos em hospedagens. Por isso, a princípio, quando o assunto é esse, muita gente logo pensa em viagens. Porém, nem tudo precisa ser sobre viajar, pode ser também sobre lucro e dinheiro no bolso, por exemplo. 

A compra e venda de milhas também é uma possibilidade dentro do programa. A prática é relativamente nova, por isso ainda gera muitas dúvidas. Para te ajudar a entender e a usar a ferramenta de forma ainda mais vantajosa para o seu orçamento, vamos esclarecer 5 dúvidas sobre a comercialização das milhas. Confira! 

1. Como funciona?

Antes de tudo, vamos ao que interessa: essa é uma prática legal? Não existe nenhuma lei que proíba a negociação das milhas, ou seja, você pode comprar e vender quantas vezes quiser. Em outras palavras, quando você tem pontos acumulados mas não pode viajar, vender esses pontos é uma boa opção. 

Para realizar essa comercialização é preciso fazer parte de algum programa de fidelidade, eles são responsáveis por criar a ponte entre o vendedor e o comprador. Grandes companhias áreas como a Tudo Azul, a Smiles e a Latam são algumas alternativas, por exemplo. Existem também sites apropriados para isso, como o MaxMilhas, Hot Milhas, 123 Milhas, Bank Milhas e por último o Elo Milhas. A empresa intermediadora faz a negociação e a compra das milhas dos clientes. Depois que concluída, esses pontos são usados para emitir passagens aéreas para diversas pessoas.

2. Quanto custa as milhas?

Não há um valor exato. Em geral, o preço varia de acordo com o site de escolha, o programa de fidelização e a cotação atual da milha. Porém, o preço médio é de 180 a 300 reais a cada 12 mil milhas. O valor é influenciado pela compra e busca no mercado, ou seja, pode variar a cada dia. 

3. É seguro?

Tudo que envolve dinheiro tem riscos, no mercado de milhas não é diferente. Contudo, a comercialização se torna segura se feita em plataformas apropriadas e com boa reputação. Esses sites especializados apresentam selo de segurança, garantias e termos. 

Primeiramente, antes de fechar qualquer negócio e se cadastrar em alguma plataforma, é importante pesquisar as empresas que oferecem as melhores opções para você e seu bolso, além de dar um Google na reputação da instituição. 

Por fim, além da compra e venda para viagens, existe também a possibilidade de usar esse mercado como um segmento para investir. Nesse caso, o ideal é que você pesquise um pouco a respeito do mercado e pesquise sobre investimentos antes de fazer qualquer movimentação financeira.

4. Trocar ou vender, qual o melhor? 

Quem possui milhas acumuladas pode vender, trocar por produtos ou usar em viagens pessoais. Mas e quando viajar não é uma opção, é mais vantajoso trocar os pontos por um produto ou tentar conseguir dinheiro com eles? Desde que a cotação diária da milha esteja boa, vendê-las é a melhor opção. Desse modo, você pode comprar o produto desejado com o valor que arrecadar na venda e ainda juntar uma graninha. 

Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.


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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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