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Open Insurance: o que é e como funciona?

A ferramenta surgiu pela necessidade de melhoria no processo de comunicação de dados. Confira como o sistema funciona!
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O avanço da tecnologia e as transformações digitais são importantes para a evolução de vários serviços em diferentes segmentos. Com o mercado de seguros não é diferente. Graças a essas mudanças, atualmente temos a criação de uma ferramenta chamada de Open Insurance, que traduzido ao pé da letra significa seguro aberto. 

Ao passo que as tecnologias evoluíram, as seguradoras sentiram a necessidade de buscar novas maneiras para agilizar processos, otimizar entregas, facilitar operações e, por último, alcançar lucros maiores. O Open Insurance surgiu como alternativa para resolver essas demandas. 

A iniciativa é recente e ainda está em processo para começar a funcionar aqui no Brasil, e para te ajudar a entender esse conceito novo listamos alguns pontos importantes sobre o assunto. Confira o que é, como funciona e quais são os benefícios da ferramenta!

O que é Open Insurance? 

Antes de tudo vamos ao conceito! O dispositivo é um sistema de seguro aberto que reúne diversas empresas do mercado segurador e possibilita uma ferramenta para padronizar e oferecer informações e dados importantes para a empresa. A princípio, o objetivo é contribuir com a inovação de serviços e modelos de negócio. Contudo, é importante lembrar que somente instituições autorizadas e credenciadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão regulador do setor, podem utilizar o Open Insurance.

Em outras palavras, os consumidores e instituições que oferecem produtos e serviços de seguros permitem que dados -inclusive pessoais- sejam compartilhados entre as empresas de forma rápida e segura por meio desse sistema. Nesse sentido, as empresas terão acesso ao histórico de informações e, a partir disso, poderão oferecer melhores produtos. 

Como funciona?

A tecnologia funciona por meio das Application Programming Interfaces (APIs), ou seja, ferramentas que oferecem às empresas a possibilidade de “conversarem” entre si. As interações acontecem de forma descomplicada e online. O cliente ou a empresa pode solicitar o compartilhamento de dados com outras instituições e interromper esse processo do mesmo modo, quando quiser. Em outras palavras, as informações só ficam disponíveis enquanto o cliente permitir. 

Além disso, a plataforma também oferece a visualização de todos os produtos e serviços disponíveis no sistema para que o consumidor escolha aquele que mais combina com as suas necessidades. 

Em síntese, o sistema reúne serviços disponíveis e permite o compartilhamento de dados de clientes entre instituições para a criação de alternativas cada vez melhores aos consumidores.   

É seguro? 

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Susep, órgão regulador de seguradoras privadas, são responsáveis por regularizar o sistema. Além disso, toda a operação é monitorada para não correr o risco de vazamento de dados e segue as regras impostas pelo órgão e previstas em lei.

Quais as vantagens? 

A ferramenta possui muitos pontos positivos, sobretudo aos sistemas financeiros. Por exemplo: a inclusão de novos consumidores, a facilidade de acesso para as classes mais baixas, a rápida troca de informações entre instituições e, por fim, os consumidores passam a ter mais controle sobre seus dados. 

Vale a pena investir?

A médio e longo prazo a ferramenta pode revolucionar o segmento das finanças e das seguradoras. Por meio do Open Insurance é possível trazer inovações e soluções para o mercado de uma forma muito mais rápida e segura. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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