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Os 5 principais custos para manter seu carro

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Os custos com o carro vão muito além do valor desembolsado na hora compra. Para manter o automóvel, existe uma série de outros gastos, como manutenção, combustível e impostos.

Neste artigo, conheça os principais custos para manter um carro e se planeje melhor quando for adquirir o seu:

TAXAS E IMPOSTOS

Quem é motorista já está acostumado: no início de todo ano chega a cobrança do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Junto com esse imposto, é preciso também pagar o DPVAT, seguro de caráter social que indeniza vítimas de acidentes de trânsito.

O IPVA é um tributo estadual, portanto seu valor varia de acordo com a região. Além disso o valor de venda do veículo também influencia no cálculo. Em geral, quanto mais novo o veículo, mais alto será o valor do IPVA.

É possível pagar o IPVA à vista, obtendo desconto de 3%, ou parcelado. Em parceria com bancos e fintechs, como a VAMOS PARCELAR, alguns Detrans permitem que o IPVA seja parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito.

LICENCIAMENTO

O licenciamento é feito anualmente e serve para atestar que o veículo está em condições de transportar pessoas. É um documento de porte obrigatório e somente pode ser obtido se o IPVA estiver pago. Ao dirigir com o licenciamento atrasado, o veículo pode, inclusive, ser apreendido em blitz.

COMBUSTÍVEL

Um dos maiores gastos com o automóvel é o combustível. O custo varia de acordo com a quilometragem rodada (que depende do perfil do motorista: usa diariamente ou no fim de semana, por exemplo) e o consumo do carro, sendo mais econômico nos 1.0 e aumentando conforme a potência.

Para reduzir o custo com combustível, alguns condutores recorrem ao etanol, no caso de carros flex, ou a instalação de kits de gás GNV que, apesar de mais baratos, podem reduzir a potência do veículo.

MANUTENÇÃO

Troca de óleo, pneus, pastilha de freio, filtro de ar, entre outros. É importante fazer as revisões periódicas, relacionadas à garantia do veículo e ao seu bom rendimento, além de ajudar a diminuir a depreciação.

É recomendável que os veículos passem por revisões anuais ou a cada 10 mil quilômetros. O valor da manutenção também varia, mas, em geral, a tendência é aumentar proporcionalmente à quantidade de quilômetros rodados (quanto mais uso, mais desgaste).

CUSTOS OPCIONAIS

Além dos gastos mencionados anteriormente, que poderiam ser classificados como obrigatórios, há ainda despesas opcionais. O seguro, por exemplo, deixa os condutores mais tranquilos em relação ao perigo de furto e acidentes.

Por mais que não seja obrigatório, muitos motoristas preferem não arriscar a dirigir sem seguro. Nesse caso, o valor do seguro irá variar conforme o modelo do carro, idade do motorista, quantidade de tempo que está habilitado, entre outros.

Além do seguro, considere que também poderá haver gastos eventuais com estacionamento ao parar em locais que cobram pela hora quando não há vagas disponíveis em áreas públicas, ou ao fazer visitas ao shopping, por exemplo.

Existem ainda despesas imprevisíveis, como a ocorrência de algum acidente, que poderá acarretar em gastos com o reparo do veículo e indenizações ou o recebimento de multas, cujo não pagamento pode inviabilizar o licenciamento e a venda do veículo.

Por fim, para quem gosta de viajar com o automóvel, há ainda custos com pedágios. Já quem não tem paciência para lavar e limpar o veículo pode incluir no orçamento o valor desses serviços.

CONCLUSÃO

Ao planejar adquirir um carro, é preciso organizar o orçamento não só para o pagamento do próprio veículo como para acomodar os diversos custos que surgirão a partir da compra.

Levem em consideração fatores como o consumo de combustível e o valor do IPVA ao escolher o modelo ideal para você.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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