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PIS/PASEP: entenda o “14º salário” e veja o calendário 2023

Confira tudo sobre os programas, quem tem direito ao abono, quais são os valores e as datas para recebimento do benefício.
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O início do ano é uma época repleta de cobranças, são diversos impostos, como IPVA, licenciamento e IPTU. Além disso, temos também os gastos mais elevados por diversas obrigações, materiais escolares e renovações de matrículas, por exemplo. Tudo isso assusta, ainda mais se você já usou boa parte do seu 13º que veio no final do ano anterior. No entanto, existem também alguns direitos que podem aliviar as coisas neste período, é o caso dos programas PIS e PASEP, que fazem parte da vida dos trabalhadores e muitos nem sabem da existência.

Por isso, continue conosco, entenda como funcionam os dois programas e, o mais importante, saiba se você tem direito a receber o abono. Fique ligado também para as datas de recebimento dos valores, que vamos disponibilizar neste artigo. Confira!

O que é PIS/PASEP?

Bom, como falamos acima, estamos tratando de dois programas sociais voltados para as finanças. E apesar de serem distintos, eles exercem funções bem parecidas quando o assunto é auxiliar trabalhadores formais que recebem até dois salários mínimos em média, como se oferecesse um 14º salário. Claro, existem outras condições específicas para que você seja contemplado com o abono, mas não se preocupe, falaremos delas mais à frente.

Começando pelo PIS, ou Programa de Integração Social, é o programa que garante o pagamento do benefício referente ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Dessa forma, fica como responsabilidade das empresas privadas depositar ao longo do contrato os valores relativos aos funcionários, para cobrir o abono, o FGTS e o seguro desemprego, por exemplo. A instituição encarregada de controlar o programa é a Caixa Econômica Federal.

Já o PASEP, ocorre de forma bem semelhante em relação a função. No entanto, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, como o próprio nome já diz, existe para auxiliar os trabalhadores que atuam no setor público. Além disso, a organização responsável por gerir as operações é outra, o Banco do Brasil.

Quem tem direito aos abonos em 2023?

Um ponto importante a se atentar é que o pagamento do abono em 2023 é referente ao ano de 2021. Confira se você se aplica ao benefício:

  • Em 2021, ter recebido, em média, até dois salários mínimos com carteira assinada;
  • Estar inscrito no programa, PIS e/ou PASEP, há pelo menos 5 anos;
  • Ter trabalhado por no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2021;
  • Estar com os dados cadastrais atualizados na RAIS – Relação Anual de Informações Sociais.

Valores do PIS/PASEP 2023

Para os trabalhadores que têm direito ao PIS, existem algumas formas de acessar o valor. A primeira é por crédito em conta para quem já é cliente da Caixa. Outra opção é sacar, seja em caixas eletrônicos ou em lotéricas, com o Cartão do Cidadão. Por fim, é possível ir a uma agência da Caixa, basta levar o número do PIS e um documento de identificação.

Em relação ao PASEP, o esperado é que o trabalhador receba o valor diretamente na sua conta. Caso haja algum problema, você pode buscar uma agência do Banco do Brasil ou ligar para os seguintes números: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-729-0001 (outras cidades).

Veja abaixo os valores que cada trabalhador deve receber de acordo com o número de meses trabalhados:

Meses trabalhados em 2021:Valor do abono em 2023 (sacando no mesmo ano):
1R$108,50
2R$217,00
3R$325,50
4R$434,00
5R$542,50
6R$651,00
7R$759,50
8R$868,00
9R$976,50
10R$1.085,00
11R$1.193,50
12R$1.302,00

Calendário PIS 2023 (ano base 2021)

Apesar de existirem datas diferentes para o início do pagamento, o limite é o mesmo para todos os trabalhadores, ou seja, até dia 28 de dezembro nenhum beneficiário pode estar com os valores pendentes. Além disso, o PIS usa como referência o mês de nascimento para determinar as cotas. Confira:

Mês de nascimento:Recebem a partir de:
Janeiro15 de fevereiro
Fevereiro15 de fevereiro
Março15 de março
Abril15 de março
Maio17 de abril
Junho15 de maio
Julho15 de maio
Agosto17 de março
Setembro15 de junho
Outubro15 de junho
Novembro17 de julho
Dezembro17 de julho

Calendário PASEP 2023 (ano base 2021)

Assim como no PIS, a data limite para recebimento é 28 de dezembro. Todavia, o que determina as datas de partida é o número final do documento PASEP do trabalhador. Veja:

Final da inscrição:Recebem a partir de:
015 de fevereiro
115 de março
217 de abril
317 de abril
415 de maio
515 de maio
615 de junho
715 de junho
817 de julho
917 de julho

Como confirmar se tenho direito ao abono?

As consultas são feitas junto aos órgãos responsáveis. Ou seja, quem é vinculado ao PIS, basta entrar em contato com os canais de atendimento da Caixa. Já quem é filiado ao PASEP, é preciso buscar informações com o BB.

Agora você já sabe todas as informações importantes sobre os abonos do PIS/PASEP. Contudo, é preciso ter consciência para não acabar com os valores sem nem perceber. Nessas horas, mais do que nunca, a organização financeira é essencial. Por isso, uma boa opção é separar parte do montante para quitar contas e impostos em atraso.

E aí? Gostou das informações? Não deixe de ficar de olho em nosso blog! Todos os dias você encontra conteúdos quentinhos sobre os mais variados temas do mundo das finanças. Isso sem falar nas centenas de artigos já publicados para que você fique por dentro de tudo que envolve dinheiro e a saúde das suas finanças.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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