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Reconhecimento facial: saiba como os Bancos utilizam o sistema

Entenda a aplicação desse sistema para o aumento da segurança e a diminuição dos golpes e fraudes.
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Começou como algo utópico e que só víamos nos filmes de Hollywood, uma tecnologia que parecia mentira aos nossos olhos. Entretanto, ela está cada vez mais presente e introduzida no dia a dia, seja no desbloqueio do celular e agora, mais do que nunca, nos bancos e instituições financeiras. É isso mesmo, o reconhecimento facial veio para ficar, e é ele uma das grandes apostas das organizações para garantir mais segurança aos usuários e evitar fraudes.

Então, siga conosco para compreender o fenômeno e como esse sistema vai ajudar na sua vida financeira. Confira!

O problema

Não faz muito tempo em que o maior medo das pessoas era perder a carteira. Lá ficavam todos os nossos documentos e meios de pagamentos. Das notas de dinheiro aos talões de cheques, era nos bolsos e nas bolsas que esses itens se encontravam. Todavia, essa realidade mudou, e mudou bastante, muita gente nem utiliza mais a carteira, por exemplo. Mesmo assim, ainda compilamos todos esses artigos em um único lugar, contudo, não mais de forma física, mas de maneira digital e na palma da mão.

E é assim que vamos nos adaptando a uma nova realidade. Situações impensáveis em um passado próximo estão a cliques de distância em nossos smartphones. Mas é aí que mora o problema, com tantas facilidades é preciso cuidado redobrado para fugir de fraudes e golpes envolvendo a internet e nossos aparelhos celulares.

Assim, um dos principais alvos dos criminosos são os bancos. Por isso, a busca por práticas que culminem no aumento da segurança e na diminuição das fraudes é incessante. Dessa forma, o reconhecimento facial se apresenta como opção viável e cada vez mais comum, desde o momento das criações das contas até a validação de transações cotidianas.

O que é e como funciona?

O próprio nome já entrega. A tecnologia conhecida também como biometria facial, é um método de identificação de características únicas. Ou seja, é um processo que permite, através do escaneamento do rosto, diferenciar as pessoas e validar uma identidade.

Quando esse assunto surge, algumas perguntas aparecem também. Por exemplo: e os irmãos gêmeos? Curiosamente, tal questão é muito interessante e pertinente para o entendimento do assunto. Acontece que, os parâmetros utilizados pela tecnologia são tão precisos que até os indivíduos mais parecidos são diferenciados pelos sistemas.

Para que não sobrem dúvidas, veja os principais parâmetros dos softwares de reconhecimento facial:

  • Contorno do rosto;
  • Formato da face e da cabeça
  • Cicatrizes e marcas
  • Distâncias entre olhos, boca e nariz;
  • Tom da pele e cor dos olhos.

Reconhecimento facial nos bancos

Agora que você já entendeu o problema que os bancos enfrentam e como funciona a tecnologia de biometria facial, tá na hora de compreender como é a atuação na prática. Bom, na hora que o cliente criar uma conta a primeira captura será feita, muitas vezes até de forma online – nesses casos é costumeiro solicitar do usuário as fotos dos documentos para comprovar a identidade.

Em seguida é muito simples: o banco solicita a verificação por meio do reconhecimento facial para autorizar as operações. Atualmente, essa tecnologia já está presente na maioria dos bancos, mas é requerida apenas em situações específicas. Contudo, cada vez mais especulações e apurações apontam que existem planos para ampliar o uso da ferramenta. Isso é decorrência do alto número de golpes nos dias de hoje. Ou seja, se prepare para mostrar o rosto até na hora de fazer um simples PIX.

Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não conhece nosso blog, basta clicar aqui!

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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