Se você já pensou em aumentar o seu patrimônio, com certeza já deve ter pesquisado sobre a renda variável. Como o próprio nome diz, o seu lucro pode variar de acordo com o mercado, por isso é preciso estar ciente sobre o tipo de risco que está correndo na hora de investir. Pensando nisso, separamos neste artigo, algumas informações sobre o que é a renda variável, quais suas características e seus tipos de aplicações. Confira! 

O que é renda variável? 

É um tipo de investimento, a médio e longo prazo, que gera um retorno imprevisível seja positivo ou negativo. Diferentemente da Renda Fixa, onde os produtos possuem a remuneração previamente definida desde o momento da aplicação. Na renda variável, o seu lucro vai de acordo com as condições do mercado, ou seja, você pode ganhar ou perder muito dinheiro. 

Dessa forma, todas as operações que acontecem no país no mercado de renda variável, acontecem na Bolsa de Valores do Brasil, conhecida como B3. A empresa é responsável por mediar a comunicação entre os compradores, vendedores e empresas que comercializam ações. Além da B3, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é um órgão responsável por fiscalizar, disciplinar e desenvolver o mercado de ações no país. 

Tipos de renda variável 

Existem diversos produtos de renda variável, com características próprias de liquidez e risco. Pensando nisso, separamos os tipos mais comuns presentes no mercado para você descobrir qual combina com o seu perfil de investidor e planejamento financeiro. Confira! 

Ações 

Talvez a mais conhecida no mercado, as ações são negociadas na Bolsa de Valores e representam a menor parcela do capital de uma empresa. Nesse tipo de investimento, você compra uma parte da empresa e se torna sócio, compartilhando os lucros que ela conquista. De acordo com os preços do mercado, o valor de uma ação pode diminuir ou aumentar. Entretanto, se você compra ações por um preço baixo e vende, posteriormente, por um valor mais alto, acaba lucrando com o investimento. 

Fundos Imobiliários (FIIs) 

Os Fundos de Investimento Imobiliários, também é um tipo de renda variável que engloba um grupo de investidores com interesse em aplicar no mercado imobiliário. Basicamente, o dinheiro é utilizado na construção ou aquisição de imóveis que depois são locados ou arrendados. Em seguida, o lucro é dividido proporcionalmente entre as pessoas que investiram no negócio. 

ETFs

Também conhecidos como “fundos de índices”, o Exchange Traded Funds são os rendimentos de algum índice do mercado, como o Ibovespa. Suas cotas são negociadas na Bolsa de Valores e é possível investir em várias ações ao mesmo tempo, sem adquirir uma por uma.  Além disso, uma das suas principais vantagens, são os valores baixos cobrados nas taxas de administração que podem variar entre 0,05% e 0,69% ao ano.

Câmbio 

Sendo um tipo de renda variável, o câmbio possibilita que você aplique recursos em moedas como o euro e o dólar, a fim de diversificar a sua carteira. Entretanto, o seu fator de risco está relacionado a flutuação de preço de moedas estrangeiras ou a variação da taxa de juros, em dólar, no Brasil. 

Afinal, é seguro investir em renda variável? 

Sim, por mais instável que as aplicações possam ser, investir em renda variável é uma operação segura. Isso se dá pelo fato da Bolsa de Valores ser o principal “local” onde os investidores se encontram para investir. Além disso, a B3 é responsável por diversas funções, incluindo organizar, manter, controlar e garantir sistemas apropriados para a realização dos negócios. 

Ou seja, é uma série de regras implementadas para garantir a transparência e segurança na divulgação de informações. Ademais, a CVM é uma organização do governo que fiscaliza se todas essas regras estão sendo cumpridas de acordo com a norma. Portanto, isso faz com que você, como investidor, tenha mais confiança na hora de investir em renda variável. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas sobre renda variável? Essas são as informações primordiais que você precisa saber sobre o assunto, antes de começar a investir. Se você tem interesse em saber mais sobre os produtos ofertados neste meio, recomendamos que procure uma corretora de investimento. Ademais, não deixe de ficar atento ao nosso blog para ver mais conteúdos como esse.