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Tiramos todas as suas dúvidas: CPF – como emitir sem sair de casa?

Conheça os métodos para solicitar com conforto
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Sim, é possível solicitar o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) pela internet — seja 1ª ou 2ª via. A Receita Federal tem um serviço que emite o documento por meio do preenchimento de um formulário. Não tem custo e funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e nos feriados!



Como emitir a primeira via do CPF pela internet


O cartão físico do CPF não é mais emitido pela Receita Federal desde 2010, já que o número do CPF está disponível em outros documentos, como a carteira de identidade e de motorista (CNH). O serviço online da Receita só emite um comprovante de inscrição que pode ser impresso pelo usuário e reimpresso sempre que necessário. Para imprimi-lo, basta acessar o site da Receita Federal, preencher as informações solicitadas e enviar os dados para a impressão.



Passo a passo da 1ª via


O processo pode ser feito tanto pelo celular quanto pelo computador;
Entre na página de inscrição do site da Receita Federal;
Preencha as informações exigidas e clique em “enviar”;
Acompanhe o processo pelo site da Receita.




Sistema de inscrição de CPF da Receita Federal não funciona?


Se o sistema online para emitir o CPF não estiver funcionando, vá até uma unidade da rede conveniada:
Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais;
Banco do Brasil;
Caixa Econômica Federal;
Correios.



Documentos exigidos


Atenção: se o documento de identificação não tiver naturalidade, filiação ou data de nascimento, levar também Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento.
Idade entre 18 e 70 anos
Levar também: título de eleitor ou documento que comprove o alistamento eleitoral.
Idade de 16 ou 17 anos
Levar também: documento (com foto) de identificação oficial do pai ou da mãe, se um dos pais estiver fazendo o pedido.
Idade abaixo de 16 anos
Levar também: documento de identificação oficial que tenha foto do solicitante (um dos pais, tutor ou responsável pela guarda); e documento que comprove tutela ou responsabilidade pela guarda, conforme o caso.


Demais casos de representação legal
Levar também: documento de identificação oficial que tenha foto do solicitante; e documentos para comprovar representação legal, conforme o caso: procuração, tutela, termo de curatela, termo de inventariante etc.
Representante de pessoa falecida
Levar também: certidão de óbito.

Como tirar a segunda via do CPF online
Existem três formas de se obter a 2ª via do CPF:
Aplicativo CPF Digital
A Receita Federal oferece um aplicativo gratuito, disponível para Android e iPhone, que fornece uma cópia do documento
Baixe o app
Insira suas informações
Valide sua foto
Após validação, você terá o CPF no seu aparelho celular
Portal e-CAC
Essa opção é para quem declarou o imposto de renda em pelo menos um dos dois últimos exercícios.
Acesse a página do e-CAC
Insira os dados de login (também há como entrar pelo gov.br)


Tem idade mínima ou máxima para emitir CPF?
Não. Todos podem emitir o CPF.

Como fazer CPF online se sou estrangeiro?
Estrangeiros podem obter o CPF através do site da Receita Federal. Não é necessário residir no Brasil.

Como consultar a 2ª via do meu CPF se eu não lembro o número?
Se você não lembra o número do seu documento, é necessário entrar em contato com a Receita Federal por meio de uma de suas unidades de atendimento.

Como consultar a regularidade do CPF?
Acesse o site de Comprovante de Situação Cadastral do CPF, digite o número do documento e a data de nascimento e clique em “Consultar”.

Posso regularizar meu CPF pela internet?
Sim, mas somente se a situação cadastral for dada como “suspensa” e se não houver pendências na Declaração do Imposto de Renda.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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