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Valores a receber: saiba quem tem direito e como fazer a solicitação

O Banco Central disponibilizou recentemente um novo sistema para a consulta de valores a serem recebidos. Saiba aqui como acessar a plataforma!
3 min. de leitura
Acesso rápido

Após a alta demanda nas consultas que inclusive, acabou gerando instabilidade em seu site, o Banco Central (BC) liberou um novo sistema onde a população poderá conferir se possui valores a receber em bancos e outras instituições financeiras. Essa nova ferramenta denominada de Sistema de Valores a Receber (SVR) começou a funcionar no dia 14 de fevereiro no domínio: valoresareceber.bcb.gov.br.

Segundo cálculo do Banco Central, nesta primeira etapa cerca de 28 milhões de pessoas e empresas que encerraram contas-correntes ou poupanças com saldo disponível, desde 2001, poderão consultar o sistema. Ou seja, elas tem direito a algo em torno de R$ 3,9 bilhões de reais do total de R$ 8 bilhões, do dinheiro a ser devolvido. O restante será liberado em outra etapa.

Calendário do Banco Central

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa)
Período de agendamento (consulta e resgate)
Data de repescagem (para quem perder a data agendada)

Antes de 19687 a 11/312/3
Entre 1968 e 198314 a 18/319/3
Após 198321 a 25/326/3

Passo a passo para acessar o sistema:

1. Crie uma conta Gov.br

Ter acesso a essa plataforma é muito simples e benéfico, já que com uma única senha é possível acessar vários serviços digitais do governo. No entanto, cada serviço público exige um nível de segurança diferente. São três níveis: ouro, prata e bronze, guarde bem essa informação, ela será muito relevante mais à frente.

Você poderá criar sua conta através do aplicativo ou pelo site. Se estiver no aplicativo, clique no botão “Entrar com gov.br”. Já se estiver no site, clique no botão “Criar conta gov.br”, e em seguida, digitar o CPF e seguir as orientações.

2. Habilite o cadastro

Existem algumas alternativas para realizar a habilitação do cadastro, são elas: e-mail ou SMS que será enviado para o telefone informado. Após receber o e-mail ou SMS de habilitação é preciso clicar no link enviado que tem validade de apenas 15 minutos para realizar a ativação da conta. Caso ultrapasse o prazo será necessário fazer uma nova solicitação de envio.

3. Crie uma senha

Em seguida, após clicar no link de ativação, informe novamente o CPF e defina uma senha de acesso. A partir daí a conta no gov.br poderá ser utilizada também para outros serviços do governo federal.

4. Nível da conta

Assim que realizar o login você saberá qual é o seu nível de segurança e confiabilidade. O sistema possui três: ouro, prata e bronze. As diferenças entre cada um estão nos dados validados, nas bases de dados, em quais serviços públicos podem ser acessados e por último, as transações digitais que podem ser realizadas.

5. Acesso ao SVR

Para conseguir acessar o Sistema de Valores a Receber do Banco Central é necessário que o usuário possua um login na plataforma Gov.br nível prata ou ouro. Dessa forma, caso o seu ainda esteja na categoria Bronze é possível solicitar uma mudança de nível.

Na própria página aparecerá uma lista de opções para “adquirir novas confiabilidades do gov.br”, ou seja, aumentar a segurança da sua conta. Em algumas alternativas, como a validação facial pelo Denatran para obter nível prata, será necessário que o usuário tenha efetuado o cadastro  da biometria em outras bases de dados do governo.

Já quem dispõe de conta em banco poderá adquirir o nível prata por meio do cadastro validado via internet banking. Dessa forma, a plataforma do governo confirmará os dados pelo login na instituição financeira em questão.

Cuidados a serem tomados

É imprescindível que você preste atenção nas informações a seguir para não cair em golpes. O único site disponível para consulta é o valoresareceber.bcb.gov.br, ou seja, se for qualquer outro não entre e nem forneça seus dados. Além disso, o Banco Central não entrará em contato com nenhum usuário, nem enviará links por SMS, Whatsapp, Telegram ou e-mail para confirmar dados pessoais ou tratar de valores a receber. Mas se vier a perder a data informada deverá refazer todo o processo e anotar a nova data para solicitar o acesso ao dinheiro.

Por fim, é necessário enfatizar que o processo de resgate de valores esquecidos é totalmente gratuito. Entre outras palavras, o usuário não deverá em nenhuma hipótese  fazer qualquer pagamento para consultar o valor a ser recebido e muito menos para sacar o dinheiro.


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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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