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4 dicas para tornar o cartão de crédito seu aliado

Você enxerga o cartão de crédito como vilão? Veja aqui o que fazer para torná-lo seu aliado!
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Você certamente conhece alguém que tem ou já teve problemas com o cartão de crédito, essa pessoa pode até ser você. De acordo com o Banco Central, o valor das dívidas nessa modalidade chegam na casa dos bilhões de reais. Entretanto, essa ferramenta não precisa ser vista como vilã nas suas contas. Pelo contrário, se usado de forma consciente, o cartão pode facilitar e ajudar muito na sua organização financeira.

Além disso, muitos cartões de crédito possuem programas de vantagens. Ou seja, eles não servem apenas para parcelar, é possível economizar bastante se você souber se organizar e tirar proveito dos benefícios.

Então, não perca as dicas a seguir para tornar o cartão de crédito seu aliado!

1. Planejamento

Planejamento é essencial e a falta dele é o principal motivo das dívidas envolvendo cartão de crédito. A primeira regra essencial para não se desorganizar é: não gaste mais do que você recebe. Isso parece óbvio, mas muitas pessoas caem na armadilha do crédito. Não é preciso ter o dinheiro no momento para fazer uma compra nessa modalidade, mas a fatura vai chegar e então você precisará do valor para pagá-la.

Além disso, é preciso estipular limites, por mais que o valor da conta esteja dentro do seu orçamento, não é o ideal comprometê-lo por inteiro com um só boleto. Por isso, existe uma famosa orientação para controlar os gastos. É a regra 50-30-20. Nela, 50% da sua renda deve ser destinada às despesas essenciais, 30% para supérfluos e lazer (onde o cartão de crédito entra) e 20% para pagamento de dívidas ou investimentos.

2. Não pague o mínimo da fatura

Se você seguir a dica anterior, não terá surpresas com o valor da fatura. Até porque, os juros do cartão de crédito estão entre os mais altos da economia. Por isso, busque sempre pagar o valor integral da conta todos os meses. Apesar de algumas instituições permitirem um pagamento mínimo (geralmente 20%), isso tende a virar uma bola de neve.

Pagar sempre a totalidade da fatura vai te trazer diversos benefícios, você não entrará em novas dívidas e não se perderá nos boletos do cartão de crédito. Os bancos oferecem melhores condições de negociação de anuidade para clientes que pagam em dia e não ficam em débito com a instituição. Além disso, manter esse hábito pode ajudar a melhorar seu score.

3. Aproveite os benefícios do cartão

Nos dias de hoje, o que não faltam são opções de cartões de crédito, cada um com suas condições e vantagens. Dessa forma, você deve buscar qual se encaixa melhor no seu perfil de consumo. A vantagem mais comum oferecida pelas organizações é a possibilidade de acumular pontos e/ou milhas a partir dos valores gastos. 

Além dos programas de pontuações, o cashback está cada vez mais popular, nesse sistema você literalmente recebe uma parte do valor gasto de volta por ter feito a compra com o cartão. Outro ponto importante são as taxas, algumas anuidades podem ser bem pesadas ao bolso, por isso veja qual se adequa mais a sua realidade.

4. Parcele de forma inteligente

É normal ver pessoas que se descontrolam com os parcelamentos. Dividem um calçado em três vezes, um eletrodoméstico em dez, um telefone novo em doze e na hora de contabilizar, a fatura já está comprometida por anos. Diante disso, é preciso maneirar na hora de dividir uma compra no crédito para os valores não se acumularem.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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